DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Por: Douglas Lima • 1/12/2020 • Artigo • 1.444 Palavras (6 Páginas) • 215 Visualizações
[pic 1] | CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO |
TÍTULO DO ARTIGO (Times New Roman 13- Centralizado e Negrito)
Primeiro Autor (Times New Roman 11 – Centralizado e Negrito)
Segundo Autor
Terceiro Autor
Quarto Autor
Quinto Autor
RESUMO
Este modelo resume as normas de formatação para os trabalhos a serem realizados para a disciplina de Administração da Produção do Cento Universitário Maurício de Nassau. O Resumo deve ter no máximo 150 palavras, abordando contexto, problemática, objetivo e resumo dos resultados. As palavras chave devem fazer menção ao tema do artigo, sem conter palavras que já estão no título do trabalho.
PALAVRAS CHAVE. Primeira, Segunda, Terceira.
1. Introdução
A primeira página do trabalho deve conter apenas título, autores, resumo e palavras chave, conforme está discriminado neste modelo. Os nomes de todos os autores devem ser informados na primeira página.
Observar os itens obrigatórios do artigo: resumo, introdução, metodologia, diagnóstico, discussão e referências. O artigo deve ser entregue pelo Teams no dia 02 de dezembro de 2020 por escrito (Word).
2. Instruções de Formatação
Os trabalhos completos devem ter no máximo 12 páginas, incluídos neste limite: a primeira página com o resumo, texto, tabelas, gráficos e referências.
Os textos devem utilizar páginas de tamanho A4 (29,7 x 21,0 cm) com margem superior de 3,3 cm, inferior de 2,5 cm e laterais de 2,9 cm. Devem ser escritos em coluna única, com fonte Times New Roman 11.
3. Estilo das Citações
A discussão deve trazer um diálogo com a teoria, de diversos autores e fontes, preferencialmente publicações dos últimos 5 anos, podendo ser utilizados referências mais antigas que se apresentam como clássicos da área de conhecimento. É preciso destacar que apenas fontes com reconhecimento da comunidade científica podem ser apresentadas como referências.
Ao longo do texto, as principais formas de citação são: direta com até 3 linhas, direta com mais de 3 linhas e citação indireta. Recomenda-se fortemente evitar citação de citação.
Quanto às citações diretas usar aspeado “xxxxx” para até três linhas e no final usar (SOUZA, 2007, p.36). (Autor, ano, p.xxx). Ou, chamar o autor ao longo do texto, indicar ano e página e usar o aspeado. EXEMPLO: De acordo com Souza (2007, p. 36), “Xxxxxxxxxxxxxxxxxx”.
Caso a citação direta passe de três linhas, usar o recuo de 4 cm (esquerdo) por zero (direita). Usar a régua. Neste caso não precisa aspear, mas é preciso colocar no final a fonte, ano e página. Lembre-se fonte 11 ou 10, espaço simples. EXEMPLO:
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. (Autor, ano, p.xxx).
Quanto às citações indiretas, estas não devem ser aspeadas e deve-se tomar cuidado com plágio. Não é necessário colocar a página. EXEMPLOS: De acordo com Souza (2007), Xxxxxxxxxxxxxxxxxx. Segundo Souza (2007), Xxxxxxxxxxxxxxxxxx. Conforme Souza (2007), Xxxxxxxxxxxxxxxxxx. Souza (2007) afirma que Xxxxxxxxxxxxxxxxxx.
Citação direta com até 3 linhas:
"Toda pessoa tem capacidade de ser criativa e cada pessoa tem uma maneira diferente de expressar sua criatividade" (WECHESLER, 1998, p. 64).
Segundo Wechesler (1988, p. 191), "as pessoas estão ‘motivadas’ não somente para serem competentes nos seus trabalhos, mas também para serem as melhores."
Citação direta com mais de 3 linhas:
De acordo com estudo realizado por Sievers (1990, p. 8), pondera-se que:
A hipótese que eu gostaria de colocar e explicar é que a motivação só passou a ser um tópico - tanto para as teorias organizacionais quanto para a organização do trabalho em si - quando o sentido do trabalho está diretamente ligado à crescente fragmentação e divisão do trabalho, princípios que vêm sendo observados na estruturação da forma de trabalhar na maioria de nossas organizações ocidentais. (SIEVERS, 1990, p. 8)
Citação indireta:
De acordo com Robbins (1990), há técnicas que as empresas podem usar para um estímulo da criatividade individual e grupal na formulação de alternativas criativas durante a tomada de decisões.
Há técnicas que as empresas podem usar para um estímulo da criatividade individual e grupal na formulação de alternativas criativas durante a tomada de decisões (ROBBINS, 1990).
As referências no final do artigo devem estar em ordem alfabética do último sobrenome do primeiro autor.
4. Normas para Figuras e Tabelas
As ilustrações devem ser destacadas do texto por 1 espaço (1,5) antes e depois de sua apresentação. Todas as figuras devem ser apresentadas no texto antes de aparecer. EXEMPLO: A Figura 1 mostra... . Da mesma forma que toda figura utilizada deve ser explicada.
A ilustração em si deve ser centralizada. Sua identificação aparece na parte superior, centralizada, utilizando fonte Times New Roman 10 com espaçamento simples entre linhas. Abaixo da ilustração, DEVE ser indicada a fonte consultada, mesmo que seja produção do próprio autor. Essa fonte e/ou legenda da figura deve ser centralizada e redigida em Times New Roman 10 com espaçamento simples entre linhas.
Figura 1 – Plantação de Milho em Garanhuns – PE, Brasil
[pic 2]
Fonte: Esta Pesquisa (2020).
As tabelas devem ser destacadas do texto por 1 espaço (1,5) antes e depois de sua apresentação. Todas as tabelas devem ser apresentadas no texto antes de aparecer. EXEMPLO: A Tabela 1 mostra... . Da mesma forma que toda tabela exposta deve ser explicada.
Sua identificação aparece na parte superior, centralizada, utilizando fonte Times New Roman 10 com espaçamento 1,5 entre linhas. A tabela em si deve ser centralizada e elaborada com fonte Times New Roman 10 e espaçamento simples entre linhas. Abaixo da tabela, DEVE ser indicada a fonte consultada, mesmo que seja produção do próprio autor. Essa fonte e/ou legenda da figura deve ser centralizada e redigida em Times New Roman 10 com espaçamento simples entre linhas.
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