MANUAL DE BOAS PRATICAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO
Por: maratenorio • 13/7/2015 • Artigo • 811 Palavras (4 Páginas) • 452 Visualizações
MANUAL DE BOAS PRATICAS
PRÁTICAS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO
A padaria fabrica e manipula grande variedade de produtos alimentícios, incorporando no seu fluxo de produção, inúmeras etapas, incluindo desde o pré-preparo, o preparo e a conservação de alimentos, o fracionamento de produtos.
O recebimento de matérias-primas constitui a primeira etapa do processo no qual se aplica o controle higiênico- sanitário para a produção de alimento.
O recebimento ocorre em área protegida de chuva, sol, poeira e que possui facilidades adequadas (estrados e balança, por exemplo). Também são estabelecidos horários e procedimentos para o recebimento dos produtos. Os produtos entregues pelos fornecedores são inspecionados qualitativamente e quantitativamente
Assim:
• É estabelecidos horários diferentes para cada fornecedor, de tal modo que a recepção de produtos não interfira no andamento das atividades da empresa; caso as entregas aconteçam no mesmo horário, deve ser estabelecida a seguinte ordem ou sequência para recebimento e armazenamento:
1ª- Alimentos mantidos sob refrigeração;
2ª- alimentos mantidos sob congelamento;
3ª- alimentos mantidos a temperatura ambiente.
ARMAZENAMENTO DA FARINHA DE TRIGO:
• Lugar limpo para não favorecer o surgimento de insetos e roedores.
• Possui aberturas que possibilita boa ventilação, evitando excesso de calor e focos de ar saturado de umidade.
• Janelas teladas para impedir a entrada de insetos.
• O local recebe luz solar, mas os raios não incidi diretamente na farinha.
• Paredes e piso são impermeabilizados evitando transferência de umidade para a sacaria.
• Usamos distâncias mínimas de 60 cm entre a pilha e o teto; 10 cm das paredes ou entre pilhas e 25 cm do piso, para permitir acesso às inspeções, limpeza e operações de controle de pragas e melhor circulação de ar.
PESAGEM
Na produção dos pães, o balanceamento dos ingredientes é uma operação padronizada, dentre outras, que envolve a transformação em percentagem, de todos os ingredientes em relação ao de maior quantidade na formulação. Na etapa de pesagem, usamos criteriosamente a formulação dos ingredientes e usamos utensílios higienizados, evitando-se dessa forma: desperdício, com consequente perdas para a empresa; aumento do custo dos produtos, com consequente diminuição do lucro; descaracterização do produto final, ou seja, cada dia o produto tem uma textura, cor, sabor etc. diferentes.
PENEIRAMENTO
A farinha que utilizamos é peneirada antes da mistura, observando-se a presença de insetos ou materiais estranhos, uma vez que um pequeno número de ovos de insetos ou de traças pode não ser detectado na recepção e vir a se desenvolver em larvas num período de 2 a 3 semanas, quando estocados a temperatura ambiente.
MISTURA
Etapa na qual todos os ingredientes são homogeneizados, de acordo com a formulação, sendo que o fermento é o último ingrediente a ser acrescentado.
Na produção de pães, o equipamento utilizado é a masseira, higienizada adequadamente. A mistura ocorrer em temperaturas nunca maiores do que 30o C para que não aumente o risco de desenvolvimento de contaminantes, bactérias lácticas e acéticas, além de bolores.
DIVISÃO E MODELAGEM DA MASSA
A divisão da massa é feita com o objetivo de padronizar o peso do produto final. Os equipamentos utilizados são a balança e a divisora.
Na modelagem, a massa é passada em equipamento próprio (modeladora), que confere o formato adequado ao produto desejado. Nesta etapa, também ser acrescentamos o recheio e/ou cobertura. A massa modelada é, em seguida, acondicionada em formas e levadas para a fermentação.
FERMENTAÇÃO
Na produção de pães, a fermentação é utilizada a conferencia de volume, maciez e digestibilidade aos pães. Os carrinhos de fermentação ocorre a higienização e, ainda, são mantidos fechados durante o processo para evitar contaminação da massa.
...