Mudanças na direção da São Paulo Alpargatas
Por: Maria Rodrigues • 8/5/2018 • Trabalho acadêmico • 351 Palavras (2 Páginas) • 503 Visualizações
Página 1 de 2
Atividade sobre o texto “Mudanças na direção da São Paulo Alpargatas”.
- Dentre os mais diversos desafios enfrentados por Tigre podem-se citar traços antiquados de administração, setor operacional desmotivado, falta de comunicação entre os setores, excessiva centralização, grande burocracia para realização de simples mudanças e estagnação de vendas. Os funcionários estavam desmotivados por não se sentirem valorizados, além da formalidade excessiva que abria espaço para desentendimento entre superiores e subordinados.
- A abordagem que mais se encaixa é a Teoria da equidade, pois Fernando Tigre dissolveu a formalização e a centralização da empresa, tornando-a um ambiente justo e cooperativo que valorizava seus funcionários.
- Fatores Motivacionais:
Adaptação ao mercado consumidor;
Delegação de tarefas.
- Fatores Higiênicos:
Relações mais simples;
Descentralização do poder.
- Fernando Tigre conseguiu durante sua direção da Alpargatas liderar tarefas e principalmente pessoas que cumprissem de maneira satisfatória suas tarefas garantindo a recuperação e sucesso da empresa, já Márcio Utsch é orientado para tarefas, com um pessoal bem preparado. A empresa encontrava-se estagnada quando Tigre entrou, depois das mudanças realizadas por ele a empresa entrou numa situação favorável e facilitou para Utsch continuar administrando de forma bem-sucedida.
Atividade sobre o texto “Administração jurássica”.
- O método usado pela editora causou uma revolta em seus autores, fazendo com que os mesmos não aceitassem a decisão imposta para que existisse uma meta de produção, cada autor mostrou um comportamento diferente onde nenhum obedeceu às ordens.
- A falta de comunicação dos editores para com os autores, a imposição sobre a decisão tomada e a negligência em considerar que todos os criadores de conteúdo (autores) teriam inspiração para escrever as metas diárias de maneira criativa.
- Sim, como sabe-se hoje a tendência é que as empresas deem maior liberdade de produção para seus funcionários, tanto é que algumas, por exemplo, não exigem a presença física de seus funcionários, exigem apenas que eles façam seu trabalho de maneira satisfatória, logo a imposição não é o caminho adequado para uma maior produtividade da empresa.
- A proposta de realizar mudanças deveria ter sido discutida de maneira coletiva, juntando diretoria, editores e autores, a fim de que a maioria estivesse de acordo e cientes das mudanças.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com