OS CADERNOS TEMÁTICOS
Por: framdomani45 • 23/9/2022 • Trabalho acadêmico • 857 Palavras (4 Páginas) • 71 Visualizações
[pic 1]
OBRAS SOCIAIS SÃO JOSÉ OPERÁRIO
Andreza Cristina Moreira Rodrigues* Juliano Goulart*
Maria Inez Costa Abreu* Renata Balsamão Rodrigues*
Rosemary Nogueira Ferreira Araújo*
[pic 2]
INTRODUÇÃO
No Brasil, o conceito de Terceiro Setor surgiu durante o Período Imperial e desenvolveu-se durante a primeira República com ações sociais de caráter unica- mente religioso por influência da colonização portugue- sa e o domínio da Igreja Católica Apostólica Romana.
O terceiro setor é formado por particulares, portanto, pessoas jurídicas de direito privado, que não integram a estrutura da Administração Pública, mas que, com ela, mantêm, por razões diversas e por meio de formas dife- renciadas, parcerias com o intuito de preservar o interesse público.
Para o governo, a parceria com o terceiro setor é muito importante, pois é através dele que se podem estabelecer planos de ação e metas de controle, reduzin- do os problemas sociais.
Conforme Drucker (1994, p.03), "A organização sem fins lucrativos existe para provocar mudanças nos indi- víduos e na sociedade".
A ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO
No município de Sete Lagoas/MG, existem várias instituições que atuam no Terceiro Setor, dentre elas destaca-se a Obras Sociais São José Operário, uma sociedade civil, de fins puramente filantrópicos e com personalidade jurídica própria, situada na Avenida José Sérvulo Soalheiro, 3085.
Com o intuito de atingir o objetivo proposto por Drucker, a Obras Sociais São José Operário atribui-se outros objetivos específicos:
- proteger a maternidade e infância desvalida, através da família, dando-lhe assistência e pro- porcionando-lhe educação social;
- promover a educação da criança e sua adaptação ao meio social, quer pela educação primária ou pela sua recuperação pelos meios adequados;
- promover os meios necessários à educação e for- mação profissional, educação moral e cívica e sua adaptação à vida social;
- promover os meios necessários à educação e instrução da criança e da juventude, prestar auxílio à maternidade;
- criar parques infantis e "play ground" para as crianças;
- promover o auxílio aos pobres sob o aspecto da assistência médica e da alimentar.
Existe, ainda, a intenção de a entidade promover cursos de Higiene, Corte e costura e outros movimentos dentro dos princípios e fins de benemerência.
Durante a visita realizada, a funcionária da enti- dade, Maria da Conceição da Silva Cardoso, expôs a maneira como a instituição sobrevive hoje:
- os funcionários são cedidos pela Prefeitura;
- a entidade conta o auxílio do Escritório de Contabi- lidade Verdolin, que faz todo seu trabalho contábil;
- recebe do governo a quantia de R$ 8,51 (oito reais e cinqüenta e um centavos) por criança;
- há, ainda, doações de empresas privadas como a SIDERPA e TRESIDER TRANSPORTES que auxili- am na aquisição de materiais escolares, lazer, ali- mentação e higiene, além da quantia de R$ 740,00 (setecentos reais e quarenta centavos) por mês, fornecidos pela última.
- a comunidade também participa contribuindo na 19 sexta-feira do mês, com quantias diversas que são recolhidas pela funcionária.
- a instituição promove, ainda, jantar dançante no final de ano, com o intuito de aumentar a renda para suprir suas necessidades, sejam elas na ma- nutenção da entidade ou na ampliação da mesma.
AS ATIVIDADES DA INSTITUIÇÃO
Quanto à educação infantil, a entidade atende cri- anças com idade de 4 meses aos 5 anos, em horário inte- gral. O número chega a 500 crianças, sendo preferentes aquelas cujas mães trabalham.
...