OS INTERESSES PESSOAIS EM UMA RELAÇÃO DO PÚBLICO E PRIVADO.
Por: Greyce Nardelli • 18/10/2017 • Resenha • 314 Palavras (2 Páginas) • 247 Visualizações
INTERESSES PESSOAIS EM UMA RELAÇÃO DO PÚBLICO E PRIVADO.
Verificando-se a abordagem trabalhada pela autora Hannah Arendt, que a ação é condição da existência humana e que todas as coisas em que o homem entra em contato se torna uma condição para sua existência, surgem as reflexões a respeito da vida em sociedade e as interferências que um ato da política no sentido que tange a esfera pública, na verdade é utilizado para fins pessoais.
Analisando que a vida pública e vida privada se relacionam diretamente através da sociedade, como explicado por Arendt observa-se atualmente como os conflitos de interesse podem prejudicar uma gestão pública municipal para que a mesma seja eficiente, atingindo diretamente o privado. Claro exemplo é a corrupção enraizada em nosso sistema político.
Agentes políticos utilizam-se de artifícios de leis, prejudicam a governabilidade através da aprovação de mudanças ou não, para benefício próprio, para uma isenção de imposto sobre a empresa de algum familiar ou até mesmo salvar sua pele de um possível julgamento de esquema de corrupção.
Outro exemplo seria uma aprovação dos vereadores concedendo a isenção da incidência de ISS a Instituições privadas de ensino, e que o conflito de interesses ficaria evidenciado como o público está indissociável do privado, através da polêmica envolvendo tal aprovação. De um lado o Município correndo o risco de a instituição de ensino se retirar da cidade, e de outro, a população sentindo-se injustiçada por pagar tantos impostos em suas pequenas empresas, contando moedas todos os meses para conseguir manter sua empresa de pé.
Cintando esses exemplos, conclui-se que atualmente as esferas pública e privada são uma coisa só, precisam uma da outra pra se sustentar, como apontado por Hannah Arendt na evolução histórica dessas esferas. E tais esferas unem-se através da busca do bem social comum. Porém, o conflito de interesses mostra que ainda estamos longe de um avanço e que o individualismo ainda predomina na sociedade.
...