Principio de Finanças (Fichamento)
Por: Cleiton da Costa Faria Santos • 12/4/2019 • Trabalho acadêmico • 508 Palavras (3 Páginas) • 173 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATEGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Cleiton da Costa Faria Santos
Trabalho da disciplina Princípios de Finanças
Tutor: Prof. James Dantas de Souza
Campo Grande - MS
2018
Estudo de Caso de Harvard: (Brasil Foods)
Referência: David e Bell, Natalie Kindred. 513 - P08. Harvard Business School, 01 de março, 2012.
Texto do Fichamento:
O estudo de caso aborda a fusão das duas marcas líderes de mercado no ramo alimentício do país, (PERDIGÃO E SADIA), tal fusão originou a criação da BRF (Brasil Foods). Essa fusão ocorreu após quase 2 anos de negociações e foi muito comemorada pelo diretor José Antônio do Prado Fay.
Agora com 110.000 funcionários, Fay logo estabeleceu uma meta ambiciosa que seria duplicar as vendas em 5 anos afim de atingir os R$50 bilhões, por meio da expansão doméstica e internacional, com a empresa deixando de ser apenas uma exportadora e passando a ser uma multinacional com unidades em outros países.
O Diretor era dono de uma visão macro e tinha plena consciência do diferencial de mercado que a empresa possuía, possibilitando novos processos para produzir uma ampla gama de produtos. Outro ponto relevante era a definição dos locais para expansão e por conta disso necessitaria de uma equipe altamente competitiva com entendimento de mercados estrangeiros e também das condições locais.
Outro grande desafio seria a integração dos colaboradores de Sadia e Perdigão, por conta da rivalidade criada ao longo dos anos. A estratégia para tal foi promover treinamentos coorporativos abordando a comunicação e informação dos acontecimentos na empresa, além de diversas ações que promoviam o nome da nova grande marca.
A partir daí a preocupação de Fay, passou a ser a capitalização das diversas oportunidades que começaram a surgir. No mercado interno existia uma combinação de tendências demográficas, socioeconômicas e culturais, que criava grande expectativa para o ramo de alimentos processados e congelados. No mercado externo também ocorria um aumento significativo no consumo de alimentos processados e produtos à base de proteína. O foco principal era ampliar operações da cadeia de suprimento, aumentando a produção, marketing e distribuição.
COMENTÁRIO: Quando uma organização enfrenta uma crise, o processo de fusão pode ser a melhor saída para se fortalecer, mudar ou melhorar a estratégia e aumentar a rentabilidade, agregando valor e se tornando mais competitiva. Como ponto positivo existe a possibilidade de reduzir os custos com publicidade, distribuição e logística, além de aumentar o seu poder de investimento em pesquisas, inovações, modernização e novos produtos, tornando mais dinâmico o seu ramo de atuação. Esse tipo de fusão meche de forma positiva com a economia do país, impactando favoravelmente na geração de empregos. Na minha opinião a fusão das duas empresas foi o grande pulo do gato que influenciou de forma positiva o seu fluxo de caixa.
...