A ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Por: Kátia Moreira • 3/6/2021 • Trabalho acadêmico • 3.257 Palavras (14 Páginas) • 135 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA
KÁTIA CRISTINA BEZERRA MOREIRA
Administração de conflitos sob o paradigma bíblico: um estudo de caso na Secretaria Acadêmica de uma IES privada.
FORTALEZA 2013
KÁTIA CRISTINA BEZERRA MOREIRA
Administração de conflitos sob o paradigma bíblico: um estudo de caso na Secretaria Acadêmica de uma IES privada.
Este estudo científico foi apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel no curso de Administração da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO, tendo sido aprovado pela banca examinadora composta pelos professores.
Aprovado dia / /
BANCA EXAMINADORA
[pic 2]
Profº (a) Mestre, Rafaella Alves Medeiros Alvarenga, FAMETRO
[pic 3]
Profº (a) Especialista, Paulo André Barbosa Moraes, FAMETRO
[pic 4]
Profº (a) Mestre, Cristiane Madeiro Sousa, FAMETRO
INTRODUÇÃO
Segundo Araújo (2012), o conflito existe desde o início da humanidade que foi entre Adão e Eva. Logo mais se tem o de Caim e Abel. Na verdade, o primeiro grande conflito foi quando Satanás quis tomar o trono de Deus. Houve um grande desentendimento no céu, guerras entre os anjos e logo mais a queda de Lúcifer que desencadeou um interesse na busca pelo poder máximo. A partir desses fatos reais relatados na Bíblia, o conflito sempre existirá. A atitude necessária a ser tomada é saber lidar com os mesmos. Assim, a gerência possui papel fundamental nesse processo onde além de contornar tais conflitos, lidera pessoas e equipes, maneja decisões importantes, administra da melhor maneira possível os interesses envolvidos, tem o papel apaziguador no momento de saber ouvir e lidar com a administração de conflitos.
A gestão de conflitos oferece inúmeras alternativas e oportunidades para os colaboradores e equipes lidarem e trabalharem com o mesmo. O conflito não pode ser visto como algo negativo. A administração de conflitos trata exatamente na escolha e implementação da estratégia mais adequada para com cada tipo de situação (ARAÚJO, 2012). O trabalho apresentado busca oferecer uma dessas alternativas tomando como base os paradigmas bíblicos.
A Bíblia é vista apenas como um livro religioso por isso as pessoas faz uso limitado dela, seguindo somente suas orientações espirituais. E aqueles que não se interessam por religião acabam nem sequer atentando para importantes ensinamentos que poderiam mudar o rumo de suas carreiras. Esses equívocos custam caro, pois a sabedoria bíblica pode ajudar a resolver muitos dos desafios do mercado de trabalho hoje. (SANTOS, 2000, p. 11).
As escrituras, obviamente, não são o único lugar onde se encontram princípios úteis para a vida, mas quando o assunto é trabalho e carreira, é o livro que, certamente, reúne a maior quantidade de conselhos de qualidade. "O que atenta prudentemente para a palavra achará o bem, e o que confia no Senhor será bem-aventurado." (Provérbios 16,20). A Bíblia também relata que “Bem aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5,9).
Para que haja uma boa administração de conflitos é necessário um dos frutos do espírito, onde está escrito: “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor”, Efésios 4:2. “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”. (Gálatas 5,22).
De acordo com Santos (2012), a Bíblia é o melhor manual de sucesso já escrito, pois indica os caminhos para que qualquer pessoa, religiosa ou não, possa se sair bem no mercado de trabalho e na gestão de pessoas e organizações. Sua sabedoria milenar continua extremamente atual. Ficou comprovado por muitos profissionais respeitados onde declaram ter construído uma carreira vitoriosa com base nas leis, nos princípios e nos valores da Bíblia. Os ensinamentos funcionam para todos, seja gestor, colaborador ou empresário, devendo utilizar a chave certa para que as portas da excelência, da credibilidade e do sucesso se abram.
Dessa forma, a questão central da pesquisa configura-se como: Qual a relevância da administração de conflitos na Secretaria Acadêmica de uma IES privada sob o paradigma bíblico?
Nesse contexto, definiu-se como objetivo geral analisar a relevância da administração de conflitos na Secretaria Acadêmica de uma IES privada sob o paradigma bíblico. E tem como objetivos específicos: i) identificar as práticas de administração de conflitos pelos gestores e colaboradores na Secretaria Acadêmica; e ii) identificar a influência dos paradigmas bíblicos em relação à administração de conflitos para os gestores e colaboradores na Secretaria Acadêmica.
O objeto de estudo dessa pesquisa baseia-se em um estudo de caso em uma IES privada na cidade de Fortaleza, Ceará, especificamente na Secretaria Acadêmica onde será verificada a questão da administração de conflitos sob o paradigma bíblico. Tal tema justifica-se por ser de extrema importância e relevância tanto no âmbito acadêmico como empresarial, pois externa detalhes nem sempre percebidos em uma organização, como a questão da gestão de conflitos.
PERFIL DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
O perfil da Instituição pesquisada, credenciada pela Portaria nº 220 de 25/01/2002, DOU de 29/01/2002 é reconhecida pela sociedade como uma Instituição de Ensino Superior que oferece ensino de qualidade. Sua missão é promover o desenvolvimento profissional com conhecimento, empregabilidade e cidadania. Seus valores são pautados pela credibilidade, comprometimento, respeito às pessoas e a qualidade.
Registrou-se em setembro de 2013 a marca de 13 (treze) cursos de Graduação sendo 7 (sete) desses cursos de Bacharelado (Enfermagem, Administração, Serviço Social, Direito, Farmácia, Sistema de Informação e Ciências Contábeis), e 5 (cinco) de Graduação Tecnológica
(Gestão Comercial, Gestão Hospitalar, Estética e Cosmética, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Recursos Humanos) e 1 (uma) em Licenciatura (Educação Física).
Durante os 12 (doze) anos de existência, a IES cresceu consideravelmente tanto em quantidade com as ofertas de cursos e também a entrada de novos alunos como em qualidade. O quadro de colaboradores cresceu muito durante esses anos. Atualmente comporta-se 147 (cento e quarenta e sete) colaboradores, sendo 17 (dezessete) deles do setor estudado (Secretaria Acadêmica).
...