A Disciplina Administração
Por: Herica Paixão • 17/10/2023 • Trabalho acadêmico • 1.053 Palavras (5 Páginas) • 45 Visualizações
[pic 1]
Herica Renata Paixão
8014736
Administração
Trabalho referente ao 2º ciclo de aprendizagem, apresentado a Disciplina Administração, Prof.ª Tania Mara Pinto de Sousa, no curso de Graduação em Ciências Contábeis, para obtenção da nota em participação de atividades.
CURITIBA
2020
ESCOLA CIENTÍFICA
Foi criada por Frederick Winslow Taylor, é conhecida também como Taylorismo; Era preocupada em aumentar a eficiência das indústrias, buscando a racionalização do trabalho, garantindo melhor custo no sistema produtivo.
Taylor tinha o propósito de garantir a eficiência ao empregador e a prosperidade dos trabalhadores, sendo assim, por meio de estudos dos tempos e movimentos gastos em cada tarefa para eliminar o desperdício e perdas sofridas pelas indústrias e assim propôs a racionalização que possuía os princípios:
* PLANEJAMENTO * PREPARO * CONTROLE * EXECUÇÃO
A contribuição de Henry Ford para a administração cientifica, foi a criação do sistema de produção empresarial, introduzindo conceitos modernos na produção em massa na linha de montagem.
Seu método é conhecido como fordismo, distingue-se no trabalho pelo ritmo em cadeia, tornando- se repetitivo, para a economia de tempo e dinheiro, Ford estabeleceu quatro princípios:
* EFICIÊNCIA * PRODUTIVIDADE * INTENSIFICAÇÃO * ECONOMICIDADE
Sua metodologia era produção em massa e alta remuneração aos funcionários, procurava estabelecer custos reduzidos nos produtos.
O casal que se preocupava com as pessoas que possuíam necessidades especiais e não somente com trabalhadores normais era Frank Gilbreth e Lillian Gilbreth. Em seus estudos procuravam a melhor maneira de realizar as tarefas, tendo como objetivo de pesquisa o estudo de movimentos.
“Ao colocar os tijolos em uma plataforma de madeira ao invés de colocá-los no chão, Gilbreth reduziu os movimentos do pedreiro e aumentou a sua produtividade em torno de 300%” (MAXIMIANO, 2000, p. 57).
Ainda que com esse estudo a produtividade aumentou em grande porcentagem, se tornando assim grande exemplo de redução de movimentos.
Henry Lawrence Gantt afirmava que “entre todos os problemas da administração, o elemento humano é o mais importante”. Sua contribuição era permitindo o desenvolvimento e realização profissional do homem através aperfeiçoamento. Ele é conhecido pela sua confecção do diagrama de Gantt ou gráfico de Gantt, que tem como objetivo racionalizar, controlar, coordenar as operações de produções desenvolvidas; Ainda hoje é utilizado na tarefa pelos administradores, pois trata- se de uma ferramenta de fácil compreensão e fornecimento de informações rápidas.
ESCOLA CLÁSSICA
Henry Fayol, buscou uma visão geral da empresa, criando uma teoria na base de princípios e técnicas, que podem apoiar os usuários em qualquer área empresarial; Essa teoria tem base em seis funções básicas:
* Operações Técnicas * Operações Comerciais * Operações Financeiras * Operações de Segurança * Operações de Contabilidade * Operações administrativas
Segundo Fayol a função administrativa era a mais importante de todas. Ele também elaborou quatorze princípios da administração que devem ser levados em conta a realidade de cada empresa ao ser aplicado:
Divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação do interesse particular ao geral, remuneração do pessoal, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade do pessoal, iniciativa, espirito de equipe.
Crítica à teoria clássica e cientifica
Houve muitos benefícios as indústrias na época, na lucratividade, produtividade, desenvolvimento etc. Mas Taylor via o indivíduo apenas como um objeto a ser usado pela empresa, não e preocupava com o estado emocional e nem com o indivíduo como pessoa pois, não acreditava que isso influenciasse na produção. “Para muitos autores, os princípios mecanicistas das teorias clássicas e cientifica estratificavam o ser humano a um reles recurso, e suas funções especializadas e rotineiras o “idiotizavam”.
...