A Disciplina de Matérias
Por: B D • 24/3/2023 • Trabalho acadêmico • 709 Palavras (3 Páginas) • 79 Visualizações
[pic 1]
DISCENTE: Yasmin Santos da Silva de Araújo Matrícula: 20229046838
Questionário sobre “A economia e a necessidade de escolha”
- Distinguir os conceitos de bem econômico e bem livre.
R: Os bens econômicos caracterizam-se pela utilidade, pela escassez e por serem transferíveis. Os bens livres – como, por exemplo, o ar – são aqueles cuja quantidade é suficiente para satisfazer a todo o mundo. Assim, os bens econômicos são escassos em quantidade, dada sua procura, e apropriáveis, além de ser o objetivo de estudo da economia, e o bens livres são ilimitados em quantidade ou muito abundantes e não são apropriáveis.
- Em que sentido se pode dizer que a escassez está presente tanto nos países ricos como nos países pobres?
R: Existem países em que a população possui níveis mais elevados do que em outros. Nesses países, há alimentos e bens materiais abundantes, se a população desejar tem condições financeiras para adquiri-los. Já em alguns países, existem milhões de pessoas vivendo na mais absoluta pobreza, não havendo oferta de alimentos, nem a população tendo condições financeiras de adquiri-los. Dessa forma, a escassez é um conceito relativo, pois existe o desejo de adquirir uma quantidade de bens e serviços maior que a disponibilidade. Ou seja, isso se deve em razão de a economia considerar o problema como de escassez relativa, uma vez que os bens e serviços são escassos em relação ao desejo dos indivíduos.
- Quais são os três fatores produtivos tradicionais? Defina cada um.
R: Tradicionalmente, esses fatores se dividem em três grandes categorias: terra, trabalho e capital. Na economia, o termo terra é usado em sentido amplo, indicando não só a terra cultivável e urbana, mas também os recursos naturais que contém, como, por exemplo, os minerais. O fator trabalho refere-se às faculdades físicas e intelectuais dos seres humanos que intervêm no processo produtivo. O capital compreende as edificações, as fábricas, a maquinaria e os equipamentos, a existência de meios elaborados e demais meios utilizados no processo produtivo.
- O conceito de custo de oportunidade implica na necessidade de escolha? Explique.
R: Sim. O custo de oportunidade de um bem ou serviço é a quantidade de outros bens ou serviços a que se deve renunciar para obtê-lo. Logo, se todos os recursos estão sendo plena e eficientemente utilizados, a produção de uma quantidade maior de um bem significará, necessariamente, produção menor de outro, isto é, tenderá a um custo de oportunidade.
- Em que se diferenciam as necessidades individuais das necessidades coletivas?
R: A sociedade, conjunto de pessoas, tem também necessidades coletivas, tais como estradas, defesa, justiça etc. O mesmo ocorre individualmente com as pessoas, que também têm mais necessidades do que meios para satisfazê-las, dessa forma, as necessidades individuais diz respeito ao próprio indivíduo, regido pela sua própria vontade, por exemplo transporte, vestuário, habitação. Desta forma, A economia se ocupa das questões relativas à satisfação das necessidades dos indivíduos e da sociedade.
- Por que a escassez é um termo relativo?
R: A escassez é um conceito relativo, pois existe desejo de adquirir uma quantidade de bens e serviços maior que a disponibilidade.
- Os bens de capital satisfazem diretamente as necessidades humanas? Explique.
R: Não. Enquanto os bens de consumo se orientam para a satisfação direta das necessidades humanas, os bens de capital não estão concebidos para satisfazer diretamente às necessidades humanas, mas para serem utilizados na produção de outros bens.
- Defina Curva de Possibilidade de Produção.
R: A Curva de Possibilidade de Produção reflete as opções que se oferecem à sociedade e a necessidade de se escolher entre elas. Uma economia está situada sobre a Curva de Possibilidade de Produção quando todos os fatores de que dispõe a economia estão sendo utilizados para a produção de bens e serviços.
...