A Gestão Publica
Por: sapiens2017 • 27/6/2017 • Ensaio • 287 Palavras (2 Páginas) • 212 Visualizações
Resumo da vídeo aula do Marco I
ESTADO, GOVERNO E MERCADO
Temas apresentados:
Unidade 1: Perspectiva Teórica para a Análise das Relações entre Estado, Governo e Mercado.
Unidade 2: Relação entre Estado, Governo e Mercado durante o século XX.
Ao final da unidade 1 os discentes deverão ter a capacidade de saber o seguinte:
Definir os conceitos de Estado, governo e mercado; Compreender a lógica interna de cada matriz teórica, distinguindo os seus principais conceitos; Identificar a influência dessas matrizes no pensamento e discurso dos atores políticos; e Avaliar comparativamente as potencialidades e limites explicativos de cada matriz.
ESTADO – é a instituição que detém o monopólio do exercício da força em uma sociedade (Max Weber).
Inspirado em Montesquieu nas democracias capitalistas o estado se constitui em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Sendo o Executivo preponderante por controlar as forças policiais e exercito além de controlar a arrecadação de impostos os poderes no exercício de suas funções.
Os Estados ainda podem ser organizados de forma unitária como exemplo da França, ou em forma Federativa como exemplo o Brasil, que podem apresentar as formas de governo presidencialistas ou parlamentaristas.
Relevante! Democrático ou não a legitimidade do regime é pelas repostas dadas a sociedade.
Mercado – é um sistema de trocas, onde os participantes e instituições vendem ou compram bens ou serviços.
Relações entre Estado e Mercado, dinâmica pendular das relações:
A intervenção do Estado: visa corrigir as falhas do mercado como: concorrência imperfeita, monopólios naturais e bens públicos, externalidades, insuficiência de demanda, desequilíbrios intersetoriais, etc. ( |
A liberalização do mercado: visa evitar as falhas do Estado como: burocratização, lentidão nas decisões e na execução das suas funções, corrupção, erros de avaliação e de formulação de políticas públicas por parte dos agentes políticos e da tecnoburocracia, etc. |
...