A Gestão do Desempenho Humano nas Organizações
Por: luisldmjj • 11/10/2022 • Trabalho acadêmico • 854 Palavras (4 Páginas) • 149 Visualizações
Universidade Anhembi Morumbi
Gestão do Desempenho Humano nas Organizações — Resolução de Caso N1
Projeto de Implementação de Programa de Gestão de Desempenho
Ana Amélia, a gerente de desenvolvimento da empresa citada na análise de caso apresentada, desenvolveu um minucioso projeto de gestão de desempenho e planejamento de RH. Ela conseguiu compreender o comportamento dos funcionários, através da sensibilização dos seus supervisores com seus encontros semanais, os ensinou a observar cada membro de suas equipes, criou uma métrica para a avaliação de suas competências, pediu que cada um deles fossem classificados de acordo com seus aspectos positivos e negativos, para que suas qualidades fossem potencializadas e suas deficiências trabalhadas e corrigidas.
Partiu então para os encontros com as equipes, para que pudesse apresentar as propostas de melhoria bem como ouvir as sugestões e reclamações do público em trabalho. Além dos encontros com a equipe, realizou reuniões individuais com cada membro da equipe, para apresentar os resultados individuais e o mapa de competências, para demonstrar o quão comprometida a organização e o departamento de RH estavam em desenvolver e engrandecer a organização.
Tendo atingido um ponto importante, Ana Amélia agora precisa criar um projeto de implementação do seu programa de gestão do desempenho. Diante das possibilidades, fica evidente o quão benéfico esse programa ser para a organização. A gerente de RH pode iniciar o trabalho com a criação dos pilares do programa e os deixando explícitos e claros para todos, como por exemplo:
1) Capacidade (Desenvolvimento) - Demonstrar com ações que a organização está criando as condições para que os empregados interessados cresçam e se desenvolvam profissionalmente;
2) Ambiente (Oportunidade) - Criar um clima organizacional onde o crescimento e o desenvolvimento sejam fortemente incentivados, onde a meritocracia seja efetivamente fomentada e onde ela seja a ferramenta de avaliação principal dos colaboradores; e
3) Esforço (Motivação) - Usar os casos de sucesso individuais e coletivos para demonstrar a toda a organização que o esforço está sendo observado, incentivado e premiado.
Feito isso, ela pode utilizar a metodologia PDCA—Plan, Do, Check, Act—Planejar, Fazer, Checar e Agir (DEMING EDWARDS, W. Dr., 1950), conforme a citação abaixo:
"PDCA (do inglês: PLAN - DO - CHECK - ACT ou Adjust) é um método interativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. É também conhecido como o círculo/ciclo/roda de Deming, ciclo de Shewhart, círculo/ciclo de controle, ou PDSA (plan-do- study-act)." Fonte: Wikipedia
...