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A IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

Por:   •  22/11/2022  •  Dissertação  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  79 Visualizações

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PLANO DE ENSINO

IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

Nome da disciplina

Desafio IV – Tecnologia e Inovação

Semestre

2022/2

Carga horária

80

Dia da semana

Quarta-Feira

Horário da aula

19:10 às 22:40hs

Professor

Juliano Lima da Silva

E-mail

juliano.silva@atitus.edu.br

EMENTA E BIBLIOGRAFIA

Conceito de tecnologia e inovação. O que é hardware, peopleware e software. Tipos de equipamentos e fornecedores. O que são redes de dispositivos e conceito de núvem (cloud). Conceitos de IoT, Big Data e Inteligência Artificial (AI). Utilização de Ferramentas do Google (Docs, Form e Apresentações). O que é Realidade Virtual. Ferramentas de modelagem 3D e de prototipação de Apps. Design Thinking e técnicas de construção de Pitch.

•Velloso, F. C. (2003). Informática conceitos Básicos. Rio de Janeiro: Elsevier.

•Manzano, M. I.; Manzano, A. L. (2007) Estudo Dirigido de Informática Básica (7ª Ed.). São José dos Campos:Érica.

•Tanenbaum, A. S. (2007). Organização Estruturada de Computadores (3º Ed). Prentice-Hall.

•Stallings, W. (2010). Arquitetura e Organização de Computadores (8ª Ed.). Pearson.

•Lunardi, M. A. (2007). Dicionário de Informática (1ª Ed.). Ciência Moderna.

•Norton, P. (1997). Introdução à Informática. Makron Books.

•Brookshear, J. G. (2005). Ciência da computação: uma visão abrangente (7ª Ed.). Porto Alegre: Bookman.

•Silberschatz, A.; Galvin, P. B.; Gagne, G. (2004). Fundamentos de Sistemas Operacionais (6ª Ed.). São Paulo: LTC.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

•Conceito de tecnologia e inovação.

•Conceito analógico-digital.

•Hardware, peopleware e software.

•Dado/informação/conhecimento, dados local/nuvem.

•Introdução à Segurança de dados, LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

•Tecnologias Emergentes: IoT, BIG Data, IA, Impressão 3D, Realidade Virtual e Blockchain.

•Ferramentas online:Google Formulários, Documentos, Sites e Apresentações.

•Ferramentas online: Thinkercad, Figma.

•Design thinking

OBJETIVOS DE APRENDIZADOS

Ao final dessa disciplina o aluno será capaz de ...

•Compreender o funcionamento das tecnologias digitais (analógico-digital, dado/informação/conhecimento, dados local/nuvem)

•Identificar e refletir sobre problemas reais a partir de base de dados científicas e pesquisa de mercado

•Criar protótipos para solução dos problemas usando tecnologias digitais

•Validar protótipos com usuários reais e banca com público externo.

METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expositiva dialogada com uso de ferramentas de videoconferência, executando exercícios práticos em ferramentas digitais. Utilização de Metodologias Ativas como Aprendizagem baseada em Projetos, Ensino Híbrido com uso de materiais em AVAs, Resolução de Problemas em grupo e individual, Sala de Aula Invertida, Instrução por Pares e Aprendizagem Baseada em Times.

PROCESSO AVALIATIVO

Critérios descritos no Regimento Interno:

- O aluno deverá ter no mínimo 75% de frequência na disciplina ao longo do semestre;

- O aluno deverá atingir média final 5,0 na disciplina para ser considerado aprovado.

G1

Entrega 1 G1.

Peso: 20%

Descrição: Exercícios em aula

Entrega 2 G1  

Peso: 40%

Descrição: Questões norteadoras (20%) Entrega final de material do Seminário sobre tecnologias inovadoras no formato digital. (20%)

 

Apresentação Final G1

Peso: 40%

Descrição: Apresentação final, com os grupos de alunos, do seminário sobre tecnologias inovadoras através de videoconferência.

G2

Entrega Briefing

Peso: 20%

Descrição: Finalização da proposta de projeto utilizando e submissão, no formato digital, no AVA.

Desenvolvimento do Protótipo I  - app

Desenvolvimento do Protótipo II - site

Assessoramentos – andamento

Peso: 40%

Descrição: Desenvolvimento Protótipo (APP - Mapa de Telas | Site - Mapa do site | 3D rascunho à mão ou montagens) que deverão serem postados e apresentados, de forma digital, no AVA

Descrição: Desenvolvimento Protótipo II (APP - Telas com conteúdo | Site - Site com conteúdo | 3D modelo inicial) que deverão serem postados e apresentados, de forma digital, no AVA

Descrição: Seminário de Andamento (APP navegável | Site navegável | 3D modelo completo). Os alunos deverão apresentar a primeira versão do Protótipo através de videoconferência.

Apresentação Final do Protótipo

Peso: 40%

Descrição: Apresentação final do protótipo desenvolvido pelo grupo, através de um pitch de produto. Postagem de um resumo, no formato de texto digital e a apresentação desenvolvida para o pitch.

CRONOGRAMA DE AULAS

...

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