A Liderança e Conflito das Gerações
Por: Bia Haiske • 31/5/2020 • Artigo • 2.534 Palavras (11 Páginas) • 125 Visualizações
LIDERANÇA E OS CONFLITOS DAS GERAÇÕES
Bianca Pretto Haiske[1]
Catiusca Fernanda Morin[2]
Maicon Zago Schweikart[3]
Morgana dos Santos Almeida[4]
RESUMO
O presente artigo pretende trazer mais conhecimento sobre lideranças autoritárias, democrática e liberal, visando demonstrar que cada líder tem suas próprias características que se tornam únicas perante os objetivos da organização, também pela importância que ele exerce dentro de seu local de trabalho, a maioria das pessoas, em algum momento, acaba exercendo a liderança, porém o verdadeiro líder tem a liderança como parte de suas atitudes no cotidiano. A geração baby boomers, X e Y vêm sendo muito influenciada dentro das empresas pelo fato de cada geração ter objetivos, ideias, pensamentos e formas de levar o trabalho de maneira diferente, umas mais a sério e outras que gostam a cada momento de novos desafios, e assim buscando a satisfação pessoal.
Palavra-chave: liderança - gerações – organizações.
INTRODUÇÃO
Com a constante evolução que vem ocorrendo nas grandes organizações, meios de comunicação e no mercado de trabalho, empresas estão adotando varios meios de se manter competitivas, tendo que atingir diversos meios de comunicação e necessitado um atendimento otimizado, para conquistar e fidelizar seus clientes.
Pensando em tudo isso, as empresas estão buscando lideres diversos para cada departamento, de varias faixas etárias com vários estilos diferentes, tudo isso para que a estratégia da organização possa ter sucesso no mundo competitivo.
Buscou-se o conhecimento através de um estudo de caso aplicando uma entrevista com 3 (três) pessoas, na cidade de Horizontina, uma de cada geração, sendo elas baby boomers, X e Y, a fim de demonstrar as opiniões de cada líder, revelando seus estilos dentro de cada geração, analisando suas ideologias e métodos utilizados dentro das atividades exercidas. Partindo desse propósito, o presente trabalho visa analisar as características de cada geração, trazendo mais conhecimento e esclarecimento de duvidas e assim distinguindo o perfil de cada profissional.
- LIDERANÇAS AUTORITÁRIAS, DEMOCRÁTICAS E LIBERAIS
A liderança é um dos temas mais discutidos dentro de uma empresa, pois se refere a uma pessoa que ira conduzir um grupo para que sejam realizadas as metas e tarefas, com um objetivo comum, ele estimula, conduz e ajuda o crescimento de cada individuo.
A liderança em uma organização pode ser classificada: como autoridade delegada, que seria quando um líder possui um cargo de liderança, mas nem sempre influencia sua equipe ou ate mesmo lidera; ou pode ser uma liderança de autoridade natural, que ocorre quando um individuo influencia ou direciona sua equipe sem, necessariamente, possuir um cardo de liderança.
É possível fazer analise de algumas características em comum entre os lideres sendo: autoconfiança, honestidade, autenticidade, agilidade, pró-atividade, multifuncionalidade, ambição e persistência.
“A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, seja nas empresas, seja em cada um de seus departamentos. Ela é essencial em todas as funções da administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar.” (CHIAVENATO, 2006, pág 18-19)
Líder é aquele que puxa a frente, estabelece segurança e a direção sempre visando o futuro, pode se dizer que o papel fundamental do líder é inspirar as pessoas e incentivá-las. A eficácia do grupo depende diretamente da liderança, onde se combina o estilo e o controle do líder e exigência feitas no momento. O líder poder ser classificado como autoritário, democrático ou liberal.
A liderança autoritária é um dos estilos mais antigos, sendo usado desde a pré-história, e que vem aos poucos sumindo nas empresas, mas é utilizado normalmente por pessoas que foram educadas num padrão mais duro e opressivo. É um líder que sempre toma decisões centralizadas impondo ordens sem participação do grupo, fixando tarefas de cada um, tornando-se um líder dominador, podendo gerar entre sua equipe a desmotivação pelo trabalho e até mesmo certa tensão.
“Eles sobrevivem ainda porque os empresários enxergam neste estilo de liderança uma possibilidade de resultado em curto prazo. Porém, os subordinados acabam se desgastando, perdendo a motivação e, com o passar do tempo, até boicotando o trabalho deste líder”. (FANANI Roberto)
Líder democrático é aquele que incentiva a participação do grupo em geral, pois juntos estabelecem metas, ajudam seus companheiros e com isso o grupo vai ganhando mais vontade de alcançar as metas desejadas, se sentindo mais incluídos e valorizados. O líder procura parecer um membro como qualquer outro do grupo, gerando união e um agradável ambiente de trabalho. Saber trocar ideias e ouvir a opinião de sua equipe é uma das qualidades desse líder. Ele orienta sem baixar a autoestima dos seus colaboradores, deixando-os mais confiante de si e sem medo errar.
O Líder liberal, também éty conhecido como Laissez Faire (traduzindo do francês para o português: "deixa-fazer"), ele busca passar autoconfiança e segurança para o seu grupo é um líder que simplesmente deixa o grupo a vontade na hora de tomar decisões, fazendo com que o grupo determine suas próprias tarefas, gerando assim uma falta imensa de um líder, para direcionar a equipe. Normalmente tais equipes trabalham sem avaliações das decisões maiores e até sem explicação direta sobre sua função.
- ESTILOS DE ADMINISTRAÇÃO
O maior desafio encontrado nos dias de hoje nas empresas e grandes organizações, é de resolver intrigas, conflitos e integrar as gerações, desde baby boomers, geração x e y, pois cada uma tem sua característica própria, causando um desacordo e muitas vezes tumultuando o ambiente de trabalho. Há um tempo as gerações eram classificadas a cada 25 anos, mas hoje já ocorre com menor período de tempo, chegando a serem classificados a cada 10 anos por ter uma evolução cada vez maior.
...