TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Negociação e Administração de Conflitos

Por:   •  21/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade de Caxias do Sul

Negociação e Administração de Conflitos

1. Reconhecendo o conflito:

a) Os conflitos são declarados ou velados? Justifique.

Os conflitos são velados. Com o fim do Apartheid, o conflito declarado e demonstrado pela divisão e segregação entre as raças do país não deixou de existir, pois o mesmo estava enraizado. Com a eleição de um presidente negro, a tensão entre as partes aumentou, pois ambos os lados esperavam atitudes inversamente opressoras, vingativas, ou de benefício aos negros.

b) O filme revela conflitos funcionais ou disfuncionais? Explique sua resposta.

São conflitos disfuncionais. Enquanto divididos pelos conflitos raciais, a população do país era incapaz de trabalhar em unidade, ou com um objetivo comum. No rúgbi, por exemplo, os brancos torcem para o time, os negros torcem contra, pois para eles representa os duros anos do Apartheid. Os dirigentes negros que comandavam o ministério de esportes queriam mudar o logotipo e as cores do time por remeter à lembrança de um esporte de brancos, de forma a afrontar os brancos, algo que os afastaria ainda mais.

Estes conflitos não estavam limitados aos esportes e por todo o país, negros e brancos estavam divididos por ressentimento e preconceito.

2. Diagnóstico do conflito:

a) Que percepções havia no ânimo de todos os envolvidos na equipe do presidente quando ele assumiu em seu primeiro dia de governo?

Acreditava-se que haveriam demissões e que o novo governo seria composto apenas por negros. Negros e Brancos esperavam que o presidente Mandela, após sua prisão e os anos de Apartheid estaria com rancor e isso deixou os brancos em dúvida sobre o que poderia ocorrer.

b) Descreva as causas do conflito percebido pelo presidente Mandela quanto ao esporte Rugby e a comunidade nativa e negra.

As causas percebidas por Mandela quanto ao esporte era principalmente a percepção da população negra de que o rúgbi era um esporte de brancos. Naquele momento, representava ainda um reflexo do que todo o povo negro havia passado durante os anos de Apartheid. Ainda era visto também como um esporte da elite, sendo que os mais pobres preferiam o futebol. Dessa forma, o povo negro acabava torcendo sempre a favor de quem jogava contra a África do Sul.

c) Que consequências haveriam caso o presidente não tivesse agido com a percepção que o inspirou frente as decisões do novo Comando dos Esportes?

O conflito aumentaria. Permitir que a pasta dos esportes retirasse o logotipo, ou alterasse as cores do uniforme dos Springboks apenas por afronta, desmotivaria ainda mais o time e não traria novos torcedores para o esporte. A proximidade com a copa do mundo de rúgbi possivelmente afetaria o desempenho dos atletas e isso não ajudaria em nada a unir as pessoas do país.

3. Gestão do Conflito:

a) Enumere as estratégias que o presidente Mandela usou para evitar o acirramento dos conflitos raciais?

1. Ir à público para mostrar-se no meio das pessoas.

2. Transformar o time de rúgbi em um símbolo nacional, buscando através dele fazer as pessoas terem uma causa em comum.

3. Manter os funcionários brancos do governo.

4. Ao invés de eliminar os símbolos dos brancos, transformá-los em símbolos do país, retirando deles a carga do Apartheid e os transformando em parte da renovação e da ideia que todos poderiam viver juntos.

5. Fortalecer laços com o capitão François, sabendo de sua influência com o time. Dessa forma, passou a ser respeitado pelos jogadores que por sua vez, encontraram motivação para a vitória.

6. Incentivou os Springboks a aproximarem-se da população pobre do país, não só fazendo com que a visão dos pobres sobre eles mudasse, mas também com que os jogadores vissem como era a realidade das pessoas e passassem a ter empatia pela população. As aulas que inicialmente eram uma espécie de obrigação, ao final, aproximou o time do povo.

7. Colocar Chester Willians, único jogador negro do time como ponte para a aproximação com os negros. Este passou a ser o rosto do time e símbolo de que o esporte não era apenas para os brancos.

b) Ao que você atribui a percepção de Mandela de que o esporte Rugby seria um fator de união, visto ter sido até então motivo de animosidades?

A copa do mundo de rúgbi e a ideia de pegar algo que era exclusivamente dos brancos e tornar parte da sociedade. Sabendo que o esporte e a competição lida com o lado passional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com