TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação dos direitos de segunda geração e a mudança do pensamento político

Por:   •  19/1/2018  •  Dissertação  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

DISCIPLINA: Estado, Governo e Mercado

TAREFA 1

- Qual a relação dos direitos de segunda geração e a mudança do pensamento político?

A segunda geração garante os direitos a liberdade e de propriedade a todos os indivíduos, o que na prática não funcionou muito bem, já que passou a existir os trabalhadores e os que exploravam essa mão de obra, dividindo essa sociedade entre proletários (trabalhadores explorados) e burgueses (proprietários de indústrias).

Nesse momento começa a luta para proteger as classes sociais mais desfavorecidas obrigando o Estado a garantir os direitos individuais em saúde, educação e previdência social.

A formação do pensamento liberal surgiu com o intuito de deixar o estado de natureza onde prevalecia a lei do mais forte. A organização em grupos, criação de regras de convivência, a delimitação do poder ao “Estado” para controlar a ordem pública e possibilitar esse convívio. O “Estado” passa ter obrigação de proteger esses direitos englobando apenas os aspectos pessoais e sociais, não podendo intervir na relação econômica. Esse principio permitia a participação apenas da minoria que possuía educação e propriedades, gerando assim a desigualdade social, onde todos tinham seus direitos em suas respectivas classes, ou seja, o nobre tinha o direito de ter sua indústria e exercer seu poder nela e o pobre da classe trabalhadora poderia escolher trabalhar ou não dentro das possibilidades que tinham.

Assim o pensamento marxista passa a criticar o pensamento liberal que criou as classes burguesia e proletariado e começa a defender a criação de uma sociedade justa e igualitária. Nesse momento busca um Estado protetor capaz de eliminar as diferenças sociais, igualando a população com a distribuição de renda.

- Qual a necessidade, para Marx, da formação do exército de reserva (grupo de pessoas à margem da sociedade, que servem para ser exploradas pelo capital)? Essas pessoas são protegidas pelos regimes liberais? Justifique.

A necessidade da formação do exercito de reserva, segundo Marx seria para no momento em que a classe trabalhadora se conscientizasse da sua alienação, ou seja, o proprietário sempre iria querer que ele trabalhasse mais por menos, essa é a formula do capitalismo, e a partir do momento que os trabalhadores tivessem essa consciência de que estavam sendo explorados, iriam se unir para uma revolução contra a burguesia, exigindo que o estado tomasse o poder para que começasse o processo de igualdade, onde os burgueses também teriam que prestar serviços para o estado que seria o detentor da estrutura de produção.

Essas pessoas são protegidas pelos regimes liberais tendo em vista a falsa sensação de liberdade já que a partir do momento que aceitam trabalhar para os nobres proprietários, se submetem às suas regras, pois são eles que determinam o horário de trabalho, as metas de produção e os salários. Em consequência dessa desigualdade (mais proletários do que burgueses) são favorecidos podendo exigir cada vez mais produção por menores salários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com