AS SETE NOVAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Por: Jkcosta1 • 23/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.584 Palavras (11 Páginas) • 510 Visualizações
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA: GESTÃO DE QUALIDADE
AS SETE NOVAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
TERESINA
2015
1DIAGRAMA DE AFINIDADES
O diagrama de afinidade é uma representação gráfica de vários conjuntos de dados verbais levantados em torno de um problema complexo, confuso ou novo. Tem objetivo de facilitar o surgimento de novas ideias, novos enfoques ou maior compreensão da situação.
As seguintes etapas de construção do Diagrama de Afinidade:
- Definir o Tema: a definição de tema deve ser feita de forma vaga para despertar a criatividade. Por exemplo: o que se deve fazer para melhorar o processo?
- Coletar os dados: apurar as ideias que o grupo observou, ouviu, pensou e pesquisou sobre o tema a ser analisado. É conveniente que a quantidade em fichas de dados coletados seja mantida entre 50 a 100.
- Organizar os dados coletados: as fichas de dados coletados devem ser escritos de forma clara e com um único significado. Deve-se usar uma cartela para cada frase. As frases devem ser as mais objetivas e curtas possíveis. Para cada grupo de primeira ordem:
- Selecionar um dos dados que contenha a ideia geral do grupo, para da nome a ele;
- Criar um cartão de dado conciso, que dará nome ao grupo.
- Desenho do diagrama: após a conclusão da formação dos grupos, mostra-se o conjunto de fichas, colocando no papel com traços. Depois que conclui o diagrama de afinidades, o conteúdo da ficha é organizado baseando-se nas fichas afins confeccionadas por ultimo.
EXEMPLO:
Um grupo precisou fazer um levantamento das características importantes para um consumidor em relação a uma geladeira, sendo listados os seguintes itens:
- preço, textura, freezer separado, tonalidade, economia de energia elétrica, facilidade de acesso, motor, porta, tamanho e espaço que ocupa, garantia, peças para reparo, profundidade, espaço interno, vedação, cor, porta verduras, porta carne, prateleiras, compressor, assistência técnica, aparência.
Após a analise da lista o grupo entendeu que havia um grande numero de fatores a serem analisados o que dificultaria e muito a analise. Resolveram então verificar a possibilidade de classificar e agrupar os itens listados, o que foi feito abaixo. Entretanto antes foi necessário criar títulos para as categorias.
- Aspectos visuais: cor, textura, aparência, tonalidade;
- Equipamentos: motor, compressor,
- Layout: tamanho e espaço que ocupa, profundidade, espaço interno,
- Facilidade: porta, vedação, facilidade de acesso,
- Condições de uso: freezer separado, porta verduras, porta carne, prateleiras;
- Custo: preço, economia de energia elétrica,
- Pós-venda: assistência técnica, pecas para reparo, garantia.
APLICAÇÕES
Identificar necessidades e agrupar ideias diversas propostas por grupos de trabalho;
Estabelecer uma politica de controle da qualidade para uma nova empresa ou uma nova fábrica, e sua implementação.
2DIAGRAMA DE RELAÇÃO
Utilizado para analisar problemas com uma complexa inter-relação entre causa e efeito, o diagrama de relações é construído pela indicação da inter-relação que existe entre os fatores causais.
A utilização do diagrama de relações apresenta as seguintes vantagens: simplificar a solução de problemas ao mostrar a relação entre os diversos fatores envolvidos, suas relações causa-efeito, e mostrar os postos-chave do problema, bem como apresenta possibilidades para novos desenvolvimentos.
Eles podem ser divididos em dois tipos:
- Diagrama de objetivos simples: é utilizado para analisar os diversos fatores e suas inter-relações que de uma forma direta ou indireta contribuem para o objetivo em estudo;
- Diagrama de objetivos múltiplos: é uma ampliação do conceito visto para o caso de diagrama de objetivo simples proposto onde mais de uma situação final é analisada bem como suas inter-relações e contribuições. O diagrama de objetivos múltiplos reflete mais proximamente a realidade, onde raramente é possível isolar um único fator sem obter uma visão distorcida dessa realidade.
As seguintes etapas de construção do Diagrama de Relações:
- Determinar o problema: o problema a ser analisado e o tipo de informação que se deseja obter devem ser expressos de maneira clara.
- Refletir sobre o problema: cada membro do grupo deve anotar aquilo que conhece ou pensa sobre as causas do problema.
- Confeccionar as fichas de causas: cada membro do grupo deve escolher aquela que julga ser a maior causa do problema, anotando nas fichas chamadas de ficha de causa.
- Organizar as fichas de causa em torno do problema: as fichas de causas confeccionadas são espalhadas em cima do papel.
- Definir as causas de primeira ordem: observando as fichas colocadas ao redor do problema, verifica-se que alguns agrupamentos têm relações entre si.
- Traçar a relação de causa e efeito entre as fichas de causa: definidas as causas de primeira ordem, devem-se procurar as causas que as originam, considerando-as causas de segunda ordem, e assim por diante, traçando setas que indicam as relações existentes entre elas.
- Desenhar o diagrama de relações: o diagrama de relações deve ser observado atentamente de tal forma que as ligações de causa e efeito devem ser próximas.
- Ler e analisar o diagrama desenhado: aquando o diagrama de relações tem como objetivo identificar a causa do problema deve-se buscar como causa principal aquela que está diretamente ligada ao problema, se essa causa for eliminada, é possível melhorar o resultado.
EXEMPLO:
[pic 1]
APLICAÇÕES
Determinar e desenvolver politicas de garantia da qualidade;
Estabelecimento de planos para introdução do TQC;
Melhorar a qualidade nos processos de manufatura.
3DIAGRAMA DE ÁRVORE
Procura os meios mais apropriados e efetivos para o alcance dos objetivos propostos. É também conhecido como dendograma ou diagrama sistemático ou de sistematização. Essa ferramenta é muito útil para melhorar a compreensão de um assunto qualquer, um produto, um serviço, um determinado processo ou um problema, pois ao partir daquele tema inicial vai-se desdobrando o mesmo.
...