As Sete ferramentas da qualidade
Por: Mermaid_ohana • 15/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 514 Palavras (3 Páginas) • 253 Visualizações
Página 1 de 3
As sete ferramentas da qualidade
Com a utilização das ferramentas da qualidade as empresas podem analisar e resolveros seus problemas. Tais ferramentas são:
- 1 – Fluxograma ou Diagrama de Processo: “O fluxograma é um diagrama utilizado para representar, por meio de símbolos gráficos, a seqüência de todos os passos seguidos em um processo.” Essa ferramenta facilita a visualização e entendimento do funcionamento organizacional, utilizando símbolos que representam os diferentes tipos de operações. A elaboração de um fluxograma é muito útil, podendo melhorar a compreensão do processo de trabalho, mostrar como o trabalho deve ser feito e/ ou criar um padrão de trabalho ou uma norma de procedimento;
- 2 – Folha de Verificação: “A folha de verificação é a mais simples das ferramentas e apresenta uma maneira de se organizar e apresentar os dados em forma de um quadro ou tabela.” é uma lista de itens pré-estabelecidos que serão sinalizados a partir do momento que forem realizados ou avaliados. Essa folha é usada para que se certifique de que os passos ou itens pré-estabelecidos foram cumpridos e/ou para classificar em que nível eles estão;
- 3 – Gráfico de Controle Estatístico de Processo: “O gráfico de controle estatístico de processo serve para verificar se um determinado processo está dentro dos limites de controle, isto é, se o processo está realmente ocorrendo da forma como planejado.” esse modelo é utilizado para mostrar as tendências dos pontos de observação em um determinado tempo. É usado para a supervisão do processo, estabelecendo a faixa de tolerância por um limite superior de controle, um limite central e um limite inferior de controle, que são estatisticamente determinadas.
- 4 – Diagrama de Pareto: “O diagrama de Pareto demonstra a importância relativa das variáveis de um problema. Por meio dele se indica o quanto cada uma destas variáveis representa, em termos percentuais, do problema geral.” este recurso gráfico é usado para estabelecer uma ordenação (da maior para a menor, por exemplo) nas causas de um determinado problema ou não conformidade;
- 5 – Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe): “O diagrama de Ishikawa é uma representação gráfica que auxilia a identificação, exploração e apresentação das possíveis causas de uma situação ou problema específico.” aponta as possíveis causas de um problema e seus efeitos, relacionando o efeito a todas as causas que podem ajudar para que o problema aconteça.
- 6 – Diagrama de correlação: “O diagrama de correlação é utilizado para comprovar a relação entre uma causa e um efeito. Serve para mostrar o que acontece com uma variável quando a outra se altera, ajudando a verificar a existência de relação entre elas.” São representações de duas ou mais variáveis que são ordenadas em um gráfico, sempre tendo uma em função da outra.
- 7– Histograma: “O histograma é um método estatístico que serve para mostrar a freqüência com que algo acontece.” exibe a distribuição de frequências de dados obtidos por medições periódicas, criando assim um panorama dos padrões que mais se repetiram em um determinado período de tempo.
REFERÊNCIA
PEINADO, Jurandir; GRAEML, Alexandre Reis. Administração da produção: operações industriais e serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com