As Sete Ferramentas da Qualidade
Por: tamidrummer • 24/6/2017 • Trabalho acadêmico • 665 Palavras (3 Páginas) • 421 Visualizações
Introdução
As ferramentas de gestão de qualidade são técnicas usadas para entender e melhorar os processos que envolvem determinado produto ou serviço e são constantemente utilizadas para detectar problemas que possam interferir no bom desempenho dos processos de trabalho de uma empresa e propor soluções para tais. Surgiu em meados da década de 50, com base em conceitos e práticas que já existiam.
Atualmente o conjunto de ferramentas estatísticas tornou-se símbolo de melhoria de produtos, serviços e processos entre os gestores. São sete as ferramentas que fazem parte desse grupo de métodos estatísticos elementares: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle. O objetivo do trabalho é aprofundar nossos conhecimentos em cada uma das ferramentas.
As Sete Ferramentas da Qualidade
Nossa primeira ferramenta da qualidade é o Fluxograma, um diagrama utilizado para representar a sequência de um processo que possui diversos símbolos gráficos que proporcionam uma melhor visualização do funcionamento do processo, mostrando atividades, pontos de decisão e ordem de processamento. Este método ajuda a analisar como os problemas ocorrem e como os diversos elementos do processo se inter-relacionam. Quando um fluxograma de processo é elaborado, são identificados os fatores problemáticos que não eram percebidos anteriormente, os quais poderão ser trabalhados e melhorados para alcançar melhores resultados.
Dentre as ferramentas mais simples, temos a Folha de Verificação. Esta ferramenta apresenta um método sistemático para coletar e mostrar os dados, de maneira simples e direta: em tabela, planilha ou quadro, economizando tempo.
Pulando completamente a ideia de economizar tempo, surge o Diagrama de Causa-Efeito, que é uma ferramenta da qualidade onde causas são levantadas para chegar à raiz de um problema especifico, através da análise de todos os fatores que poderiam contribuir para a sua geração. O diagrama leva em conta que toda causa produz um efeito, sendo assim todas as hipóteses devem ser testadas, uma a uma, a fim de determinar o grau de influência ou impacto sobre a situação em análise.
Há também os histogramas, que são usados para mostrar a frequência com que algo acontece em porcentagem, quantidade e como os dados estão distribuídos. É representado por um gráfico de barras que mostra a distribuição de variáveis/frequências. Cada coluna representa um atributo ou característica, sendo a altura de cada coluna a frequência relativa do atributo ou característica.
A Análise de Pareto é uma ferramenta da qualidade que parte do princípio de que na maioria das situações, 20% das causas geram 80% das consequências. É muito usada para identificar e avaliar não conformidades. O Diagrama de Pareto permite que determinemos quais problemas são prioridades resolver, já que a ferramenta nos mostra a frequência com que ocorrem. Também podemos identificar pontos de melhoria e definir quais planos de ação devem ser atacados primeiro no que diz respeito à prioridade.
A Carta de Controle é representada por um gráfico com faixas limites, denominadas faixas de controle, seu
...