DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Por: viniciushpd • 12/9/2019 • Trabalho acadêmico • 528 Palavras (3 Páginas) • 152 Visualizações
FAE – CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO DO PARANÁ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
ALUNO(S): ALINE SILVA, CAROLINE ANTOCHEVIS E VINICIUS PARUCCI
DATA: 02/09/2019
Resumo: A Globalização dos Mercados
A Tecnologia foi a principal ferramenta que facilitou a globalização no mundo, com ela tivemos o mundo interligando mais os produtos, as pessoas, comunicação, transporte, viagens. O resultado de tudo isso foi uma nova realidade para as empresas no mundo, um exemplo: um consumidor que era mais especifico, agora tem muito mais contato externo para qualificar seu gosto.
Essa tendencia de uma "republica de tecnologia" fez as empresas começarem a uniformização, empresas de automoveis que ficavam na europa veio para a america, empresas de tecnologia do japão veio para a oceania. Mas o exemplo mais claro do texto foi as empresas de cigarro e as empresas de refrigerante, coco-cola e pepsi.
O modelo T faz que as empresas consigam colocar em seus produtos um preço mais tranquilo, mas com que a qualidade fique até mesmo superior do que antigamente, assim eles tem mais facilidades na hora da padronização. As empresas que não seguem o foco global permanecem desetenciosas com seus proprios clientes, que cada dia estão procurando mais produtos globalizados.
As empresas ocidentais depois de anos de experiencias começaram a oferecer o que seus clientes de fato queriam e não o que era mais conveniente. Eles criaram departamentos especificos na empresa para criar uma diferenciação de mercado prncipalmente na região. A grende descoberta foi que todos os mercados busca um desejo de uma acessivel modernidade, e com um padrão (preços agressivamente baixos). Segundo eles, quanto mais global for a empresa, maior numero de preferências de qualidade do produto eles irão achar.
Existem algumas deficiências nesse mercado ainda, deficiências, por sua vez, refletem um problema ainda mais inquietante: a ausência de uma governablidade adequada para o mundo de hoje, não só econômica, como se fez particularmente evidente no campo financeiro- mas também em muitos outros terrenos, devido ao enorme contraste entre os problemas de alcance mundial e os processos políticos, que continuam tendo como âmbito as nações e inclusive, progressivamente, os espaços locais. Uma importante dimensão do processo de globalização não a mais destacada quando se aborda o tema é a gradual generalização de idéias e valores em torno dos direitos civis e políticos, por um lado, e dos econômicos, sociais e culturais, por outro, que vão dando sustentação ao conceito de cidadania global. Ninguém encarna melhor este aspecto do processo de globalização do que as Nações Unidas. Sua carta constitutiva consagrou idéias e valores globais em torno desses direitos, que foram progressivamente ratificados pelos governos nas sucessivas cúpulas mundiais.
No final do Texto se fala nos "dois vetores que dão forma ao mundo", que é a tecnologia e a globalização e ai voltamos para o inicio, falando das realidades economicas. O Fechamento é basicamente tem uma convergencia entre esses dois fatores para se adaptar as novas soluções.
...