O Feedback e Conflitos
Por: Monique.Nique • 28/3/2019 • Trabalho acadêmico • 1.077 Palavras (5 Páginas) • 132 Visualizações
2. FEEDBACK
“Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a um determinado pedido ou acontecimento”.
Cotidianamente, em varais ocasiões, damos e recebemos o feedback normalmente de pessoas próximas. Por exemplo, quando uma mãe elogia seu filho pela boa nota que recebeu na avaliação ou faz uma crítica construtiva quando o mesmo não foi bem. Ainda que não encaremos opiniões e análises como uma espécie de regressão, eles podem ser vistos desta maneira.
Esse instrumento de comunicação é indispensável para o bom funcionamento da organização. No entanto, no ambiente empresarial essa analise torna-se mais complexa. Sendo assim, essa ferramenta é uma interação entre líderes e colaboradores. Existem três formas, feedback positivo, negativo e construtivo. Vamos desfrutar mais sobre o assunto, detalhando-o a seguir.
2.1 Tipos de Feedback
O feedback deve ser realizado pelo líder direto do profissional. O supervisor tem um contato maior com o colaborador, supondo assim, que haja uma relação de confiança necessária para utilização desse utensílio, portanto, haverá aceitação daquilo que será colocado. Na maioria dos casos é indicado avaliar o (s) indivíduo (s) particularmente, além de ter cuidado com a maneira que a mensagem será transmitida para evitar desentendimento.
2.1.1 Feedback Positivo
Ocorre quando os proletários conseguem atingir ou ultrapassar as suas metas. Dar esta resposta positiva aos empregados é uma forma de mostrar reconhecimento, e assim motivá-los a continuar engajados.
Exemplos:
“Na empresa que trabalho como telemarketing ao fazer um bom atendimento recebo elogios do supervisor”;
“Victor, você superou as suas metas, parabéns”.
2.1.2 Feedback Negativo
Esse modelo é o inverso do anterior, acontece quando o colaborador ou equipe ficam abaixo do esperado, seja em suas atitudes ou objetivos. Ao utilizar essa ferramenta é necessário ter cuidado, pois pode gerar conflitos e desgaste entre a equipe.
Exemplos:
“A organização a qual trabalho como tele atendente ao fazer um mau atendimento recebo conselhos do meu líder para melhorar”;
“Rafaela, você é muito competente. Porém, precisa se esforçar mais ficou abaixo da meta esperada, acredito em seu potencial”.
2.1.3 Feedback Construtivo
Terceiro equipamento, porém mais indicado é o construtivo. Esse apetrecho é uma junção dos dois anteriores, pois faz uma crítica que vem acompanhada de uma conclusão. Com esse feedback o servidor poderá analisar os seus erros e acertos e ainda possui soluções e métodos para resolvê-los.
Exemplos:
“Anna, você é uma profissional muito competente. Analisei seu projeto e percebi que faltou explorar mais o assunto, mas sei que conseguirá alcançar seu objetivo”;
“Fernando sei que é um ótimo profissional. Andei observando que você está com problemas pessoais, os quais estão comprometendo o seu rendimento na empresa. Vamos conversa e resolver isso junto”.
2.2 Importância do Feedback
É uma prática bastante comum nas empresas. Porém, muitos ainda não fazem o uso apropriado desse instrumento de comunicação.
Isso ocorre porque muito homem de negócios acredita que essa ferramenta possui um sentindo único, ou seja, apenas seus funcionários precisam receber recomendações, estímulos e avaliações críticas.
Nesse caso encontra-se um problema, pois esse aparelho exige que aqueles com cargos de chefia estejam dispostos a ouvir críticas e sugestões, assim como proposta de mudanças feitas por seus funcionários. Dessa maneira a empresa irá progredir ainda mais.
2.3 Feedback: Como Fazer?
Os líderes precisam está preparados para ouvir os colaboradores com relação ao seu trabalho e a organização. Supervisores que tratam seus coadjuvantes como inferiores não estão aptos a este cargo.
Um feedback de sucesso é aquele que traz retornos positivos a empresa para isso torna-se necessário ouvir e falar também, mas não falar de qualquer maneira, pois pode gerar desmotivação. Portanto, é importante pensar nos sentimentos dos outros e saber lidar com as próprias falhas.
Existem dicas infalíveis para utilização desse acessório como: fazer um planejamento; ser objetivo; não expressar os sentimentos que as pessoas te passam e sim sobre o que elas fazem; falar sobre o trabalho ou comportamento; ser o mais rápido possível;
...