TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Miopia em Marketing

Por:   •  31/3/2017  •  Resenha  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 3

Pietra Torres Favarin – 9362286

Resumo: Miopia em Marketing

Um dos problemas mais comum do marketing em empresas é não saber definir o real ramo e foco das empresas, é preciso lembrar que o foco sempre deve ser os clientes, o que eles querem e não o que a empresa quer. Existem vários exemplos de empresas em que os gestores não souberam administrar esses focos e se perderam na caminhada de expansão, dentre elas: as empresas ferroviárias (que não se consideravam companhias de transporte) e Hollywood (que se consideravam do setor cinematográfico ao invés do setor de entretenimento). Para exemplificar empresas que tiveram uma visão melhor do rumo que seus negócios deveriam tomar o texto apresenta dois ramos:  nylom e o vidro (E. I. DuPont de Nemours & Company e Corning Glass Works) e Alumínio (Kaiser Aluminium & Chemical Corporation e a Reynolds Metals Company).
Além disso o texto apresenta alguns casos em que inicialmente o setor era considerado de “rápida expansão” e hoje são setores quase obsoletos, por conta das novas tecnologias que foram surgindo, como por exemplo: Lavagem a seco, Energia elétrica e mercearias.
O autor destaca que ele acredita que não existam setores de “rápida expansão” e sim que “Há apenas companhias organizadas e dirigidas de forma a aproveitar as oportunidades de expansão”.
Segundo o texto existem 4 condições que provocam uma rápida ascensão e uma queda despercebida, são elas:
“1 – A crença de que o desenvolvimento é assegurado por uma população em crescimento e mais opulenta; 2 – A crença de que não há substituto que possa concorrer com o principal produto da indústria; 3 – Fé exagerada na produção em massa e nas vantagens na queda rápida dos custos unitários, à medida que aumenta a produção; 4 – A preocupação com um produto que se presta à experimentação científica cuidadosamente controlada, ao aperfeiçoamento e à redução dos custos de fabricação.”
O petróleo por exempli é um setor que só não se tornou obsoleto pois ele não pode ser considerado de “rápida expansão”, foi se expandindo com o tempo e com novos produtos que iam surgindo ele foi ganhando novas utilidades.
A indústria automobilística nos mostra que as vezes algumas pesquisas não são tão eficazes se não pesquisarmos as NECESSIDADES dos clientes ao invés das suas preferencias, além disso deve-se dar o foco ao cliente e não ao produto.
É importante ressaltar que o produto e suas vendas devem ser uma consequência do marketing e não ao contrário.
Ford é uma pessoa importante para entendermos as necessidades do mercado, mesmo que ele apenas vendia automóveis pretos ele foi capaz de dar ao mercado e aos fregueses o que eles realmente necessitavam qualidade e preço baixo, causado pela produção em massa, é preciso nunca considerar nenhum custo como fixo. Além disso, Ford salienta que para descobrir o custo, é preciso estabelecer um preço tão baixo para obrigar a todos a chegar no seu ponto de eficiência máxima.
O autor nos mostra que é preciso fazer pesquisa com coisas inovadoras, pra termos produtos mais rentáveis e eficientes antes dos nossos concorrentes , como o exemplo das companhias de petróleo fazer pesquisa sobre pilhas químicas, as baterias ou a energia solar.
Na maioria das matérias sobre revoluções do setores, principalmente no petróleo a área de marketing é pouco lembrada, e isso é uma falha muito grande pois é uma das áreas que mais contribui da melhoras e evolução das companhias.
É importante ressaltar que qualquer indústria começa com o cliente e suas necessidades em primeiro lugar, “Qualquer indústria começa com o freguês e suas necessidades; não como uma patente, matéria-prima ou habilidade para vender”.
Deve-se destacar que vendas não é a mesma coisa que marketing, as vendas querem que o cliente troque seu dinheiro por produtos, já o marketing ressalta o valor a respeito da troca.
Para concluir precisamos ressaltar que a função de uma empresa não é fabricar produtos e sim proporcionar satisfação para angariar clientes.
E além disso, o líder da empresa deve lançar o estilo da companhia, sua orientação e suas metas para que a empresa tenha um caminho para seguir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com