PLano de Cargos e Salários
Por: luciana1603 • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 11.645 Palavras (47 Páginas) • 209 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DA EMPRESA
3 HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO
4 MUDANÇA NO PERFIL PROFISSIONAL E A FALTA DE MÃO-DE-OBRA
4.1 CARGOS DE TRABALHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL
5 A GESTÃO DE PESSOAS
6 CONCEITO DE SALÁRIO
7 CONCEITO DA DESCRIÇÃO DE CARGOS
7.1 DESCREVEM-SE CARGOS E NÃO OCUPANTES DOS CARGOS
7.2 QUAL A UTILIDADE DE MANTER DESCRIÇÃO DE CARGOS?
7.3 O CONTEÚDO DA DESCRIÇÃO DE CARGO
8 PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
8.1 NORMAS E PROCEDIMENTOS DE FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
9 DECISÃO DE IMPLANTAR UM PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
9.1 AS METODOLOGIAS
10 A LEGISLAÇÃO TRABALHISTA EM RELAÇÃO A CARGOS E SALÁRIOS
11 ANÁLISE DOS DADOS TEÓRICOS E COLETA DE DADOS
12 A ROTATIVIDADE
13 PROBLEMAS ATUAIS DA ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
14 LEVANTAMENTO DE DADOS DA EMPRESA ANALISADA
15 IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS PARA A EMPRESA
15.1 ETAPAS PARA IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
15.2 METODOLÓGIA
15.3 PESQUISA DE CARGOS E SALÁRIO
16 O PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DA EMPRESA LFL & RED
17 CONSIDERAÇÕES FINAIS
18 CONCLUSÃO
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo apresenta uma análise sobre o valor da implantação de um plano de cargos e salários para a retenção de talentos em uma organização. Para tanto, foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários e entrevistas. Neste trabalho foi analisada uma empresa de médio porte, com o objetivo de conhecer o entendimento dos colaboradores e gestores a respeito da importância de ter um plano de cargos e salários implantado. Com base nos principais conceitos de autores relacionados à implantação de cargos e salários é subsidiado pelas informações adquiridas por meio dos métodos aplicados.
A indústria da Construção Civil, foco desse trabalho, é intensiva em mão-de-obra. Apresenta um quadro de funcionários bastante diversificado, composto por pessoas qualificadas, como engenheiros, arquitetos e técnicos, e por mão-de-obra com qualificações restritas a suas funções, tais como, pedreiros, carpinteiros, armadores e serventes, que representam o maior percentual na composição do quadro de pessoal.
A implantação do plano de cargos e salários dentro de uma organização é necessária para definir a remuneração adequada de cada função e descrevê-las de maneira justa, fazendo com que a empresa seja valorizada no que diz respeito à remuneração, com salários competitivos e funcionários motivados.
2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DA EMPRESA
A área de Construção Civil abrange todas as atividades de produção de obras. Estão incluídas nesta área as atividades referentes às funções planejamento e projeto, execução e manutenção e restauração de obras em diferentes segmentos, tais como edifícios, estradas, portos, aeroportos, canais de navegação, túneis, instalações prediais, obras de saneamento, de fundações e de terra em geral, estando excluídas as atividades relacionadas às operações, tais como a operação e o gerenciamento de sistemas de transportes, a operação de estações de tratamento de água, de barragens etc.
As obras do Governo Federal, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Minha Casa, Minha Vida e os eventos da Copa do Mudo ocorrida em 2014 e as Olimpíadas de 2016 são os impulsos do desenvolvimento ainda maior deste setor os últimos anos.
Campo Grande é a quarta capital onde mais cresceu a construção civil, sendo este crescimento ter sido possível devido aos investimentos realizados pelo Governo do Estado do Mato Grosso do Sul. O setor da construção civil aproveita as novas tecnologias e apostam em atitudes sustentáveis, criado novas diretrizes para o futuro.
A importância singular do Macro Setor da Construção definido como o setor da construção propriamente dito (edificações, obras viárias e construção pesada), acrescido dos segmentos fornecedores de matérias-primas e equipamentos para a construção e dos setores de serviços e distribuição ligados à construção, pode ser retratada em números. Através desse conceito mais moderno, pode-se avaliar melhor os efeitos multiplicadores setoriais da indústria de construção sobre o processo produtivo, sua enorme capacidade de realização de investimentos, o seu potencial de criação de empregos (diretos e indiretos), além de seus efeitos benéficos sobre a balança comercial e sobre o nível de inflação.
3 HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO
A
...