Pratica de Ensino Reflexão
Por: rodrigomanguinho • 7/10/2018 • Trabalho acadêmico • 406 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno(s):
Rodrigo Eustáquio de Carvalho RA 1630541
Regina a Aparecida Silva RA 1631013
POLO ARCOS
2017
Trabalho em Grupo (TG)
Curso: Historia
4º bimestre
A estátua a seguir é do poeta Carlos Drummond de Andrade (Copacabana/RJ). A imagem 1 tem a apresentação original e a imagem 2 tem a alteração feita à época do lançamento do livro “Quando é dia de futebol”. Faça uma leitura das duas imagens, verificando os dois planos do texto não verbal: conteúdo e expressão, sabendo que o plano de conteúdo relaciona-se com o fator cultural e o plano de expressão baseia-se em criação de categorias opostas.
Imagem 1.
A estátua representa uma homenagem da Cidade do Rio de Janeiro ao poeta Carlos Drummond de Andrade, que esta instalada na praia de Copacabana, sentando em um banco como costumava fazer, sentando-se de costas para o mar, onde por diversas vezes escrevia seus poemas, a imagem nos remete a uma lembrança de um passado lúdico, onde a estátua representa uma imagem do poeta como símbolo da identidade de uma referencia a cultura nacional, principalmente para as pessoas que ali passam.
A imagem leva a se pensar que a estatua serve como um pensamento sobre sua importância como símbolo de que sempre estará lá para nos lembrar de como o ato da leitura ou mesmo como incentivo para novos escritores, sempre como o material que a compõe que não se deteriorará com o tempo, o sol ou mesmo a maresia.
Imagem 2.
Já a segunda imagem, podemos levar em conta a intenção de se levar em conta um espirito de identidade esportiva da cultura do nosso país, possivelmente como uma tentativa de marketing para divulgação e lançamento do livro “Quando é dia de futebol”, pois nos fazendo pensar na rivalidade, paixão que sentem os brasileiros, foi uma excelente ideia devido ao período da copa do mundo.
A imagem foi melhor representada também pela frase que foi escrita em sua camisa, que nos remetia a um fragmento de uma poesia escrito na parte de trás da camisa, e pelo fato de o livro se encontrar com imagem posta no colo da estátua.
...