Disciplina: Águas Residuárias
Por: Victor Vimercati • 23/6/2019 • Dissertação • 1.262 Palavras (6 Páginas) • 131 Visualizações
FAESA
Disciplina: Águas residuárias I Professora: Lorena Dornelas Marsolla
Nome: Victor Vimercati Moreira Duarte de Souza Data: 07/06/19 Valor: 1,0 ponto
EXERCÍCIO 1 – C3
Assunto: Tratamento secundário por sistemas alagados (wetlands), reatores anaeróbios, lodos ativados e reatores aeróbios com biofilmes.
- Sobre o processo de tratamento de efluentes por sistemas alagados (wetlands), responda:
- Explique como ocorre o tratamento de efluentes por wetlands.
Wetland é a denominação inglesa genérica dada às áreas úmidas naturais onde ocorre a transição entre os ambientes aquáticos e terrestres, são sistemas biológicos naturais de tratamento de efluentes que tiram partido do conjunto solo-planta, podem ser definidas como sistemas alagados ou saturados, de matriz solo, planta e microrganismos, construídos especificamente para o controle de poluição ou tratamento de efluentes, são elaborados com a finalidade de receber esgotos e proporcionar um incremento na qualidade desse esgoto, pode ser utilizado como uma alternativa de tratamento de esgoto ou como processo complementar (terciário), boas eficiências na remoção de sólidos suspensos, DBO e na concentração de nutrientes (Fósforo e Nitrogênio), adsorção de metais, de pesticidas e de compostos a base de fósforo pela matéria orgânica; decomposição da matéria orgânica, remoção de patógenos
- Qual tipo de vegetação utilizada?
Macrófitas aquáticas (plantas aquáticas)
- Salvinia molesta
- Eleocharis calva
- Typha latifolia (Taboa)
- Biri Amarelo
- Citronela
- Sobre tratamento de efluente por reator anaeróbio, também conhecido por sistema UASB, responda:
- Após a passagem do efluente (fluxo ascendente) pela manta de lodo de reator, ocorre a separação trifásica (gás, efluente e sólidos) na parte superior do reator. Explique sobre esta separação das fases.
1 – Efluente entra na base do reator.
2 - O percorre pela manta e leito de lodo. Nesta passagem, partículas finas suspensas são filtradas e componentes solúveis são absorvidos na biomassa. A biomassa converte o esgoto em biogás e alguma nova biomassa. O biogás sai da biomassa na forma de bolhas o que ocasiona a mistura no meio.
3 – Estrutura de separação de gás e sólidos(biomassa)
4 - Estrutura que direciona o biogás para os coletores de biogás. Parte dos sólidos (lodo) e líquidos são direcionados para os compartimentos de decantação.
5 – O efluente tratado é retirado do reator através de vertedores localizado nos decantadores.
- Cite duas vantagens e duas desvantagens desse sistema. Explique.
Vantagens
- Baixo consumo de energia: pois não precisam de sistemas de aeração.
- Menor necessidades de equipamento: pois o UASB não possui equipamentos eletromecânicos, diferente dos decantadores primários, adensadores e digestores de lodos ativados convencional.
Desvantagens
- Operação mais complexa;(devido ao sistema de dosagem de biomassa, requer uma operação mais complexa e habilidades específicas do operador);
- Elevado período de partida; (pela complexidade do sistema, e por causas técnicas, o sistema demora para começar de fato a entrar em seu estado de operacionalidade);
- Sobre sistema de tratamento por lodos ativados convencional, responda:
- Quais objetivos da recirculação do lodo no processo?
O tratamento é basicamente biológico, por conter microrganismos. Esse lodo é rico em microrganismos. No tratamento por Lodos Ativados, o lodo será reaproveitado, porque a massa de lodo é uma biomassa com alto teor de microrganismos, então se o objetivo é ter microrganismos para tratar o lodo, esse lodo é reaproveitado nas etapas. O lodo que é removido no decantador, ele é recirculado e injetado novamente no tanque de aeração ou na lagoa facultativa de mistura completa. Esse lodo é reaproveitado de modo a injetar biomassa dentro do reator de forma a adensar o reator e ter uma alta quantidade de microrganismos para tratar o efluente (recirculação da biomassa). Objetivo: otimizar o tratamento reduzindo o tempo e também otimizar reduzindo a área. Se tem alto teor de biomassa, terá mais microrganismos para tratar o efluente, consequentemente terá mais tempo para tratar o efluente, então não precisará de grandes áreas (será feito em torno de 6 a 8 horas esse tratamento, diferente dos outros tratamentos que demoravam dias). Terá ótima qualidade do efluente, pois terá uma concentração muito grande de microrganismos para degradar o efluente, baixos requisitos de área, por ter alta concentração de microrganismos o tratamento será mais rápido e não precisará ficar o efluente dentro do tanque, o tanque será menor. Terá uma complexidade operacional, por conta da recirculação do lodo terá que otimizar esse sistema para reaproveitar a biomassa, terá que ver o quanto de biomassa poderá utilizar no reator de modo que não extravase o reator, mas também não injete pouca biomassa de modo que não seja suficiente para o tratamento, terá que ser uma quantidade adequada para ser tratado o efluente.
...