Dissertação sobre disciplina de comunicação
Por: carolhenriq • 26/4/2017 • Dissertação • 479 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
Para solucionar os problemas e desafios presentes na sociedade é de extrema importância o diálogo, a discussão. É preciso antes pensar na melhor maneira de resolução do impasse. Porém, estamos tão presos à nossa realidade que às vezes esquecemos de pensar no coletivo. Isso é viver em comunidade com outros indivíduos, fazer o que vai beneficiar o maior número de pessoas. Todos possuem sua singularidade, sua essência, seu ser único. Isso não significa que devem ser individualistas. Sim, é importante pensar no bem pessoal mas para alcançarmos isto antes é necessidade falar sobre o bem coletivo. E com isso encontramos pessoas com ideias muito distintas das nossas. Mas como falar com quem tem um ponto de vista radicalmente oposto?
É comum quando existe um diálogo com alguém com uma opinião muito diferente, alguma das partes fazer uso da violência, seja ela verbal ou até mesmo física. O segredo é esquecer aquele senso comum de que se uma coisa está errada a outra automaticamente está certa e vice versa. As agressões são uma forma de tentar provar que o outro está errado. Mas nada se ganha dessas atitudes. O melhor a fazer é estar disposto a novas opiniões, novas formas de ver a realidade. É não somente saber ouvir, mas tentar interpretar o pensamento do próximo. Por que alguém tem uma opinião tão oposta a sua? O que leva uma pessoa a agir de uma forma diferente? Talvez essa maneira distinta de pensar e agir seja resultado de uma outra educação ou até mesmo a influência do meio em que se vive.
O respeito deve ser presente em todos os momentos, e principalmente quando vamos discutir sobre temas polêmicos da sociedade com alguém. Não se pode discriminar a opinião de ninguém por conta de idade, cor, sexo, orientação sexual ou qualquer outro filtro. É normal apresentar dificuldades ao tentar se expressar. Se não está sendo entendido melhore os argumentos, busque novas informações, encontre o tipo de linguagem mais adequado para o público a ser atingido. A violência nunca é solução. Não se pode usar a força física pra mostrar que um pensamento é certo ou errado, opinião é algo intelectual. A humilhação também precisa ser descartada, esse tipo de “chantagem emocional” para tentar forçar alguém a concordar com uma ideia é absurdo. Ninguém é capaz de fazer outra pessoa mudar de opinião, somente os argumentos conseguem realizar tal proeza.
A divergência de opiniões é um fator primordial para uma sociedade saudável. As pessoas possuem diferentes realidades, ideias e interpretações para uma mesma situação. Quando abordamos questões sociais percebemos que não existem soluções certas ou erradas. Não existe um conjunto de regras simples para resolver temas que serão discutidos. Há uma necessidade de elaborar soluções especificas para cada tipo de situação. E é isso que muitas pessoas não entendem quando querem falar dos problemas atuais, julgando como errado tudo aquilo contrário a sua perspectiva.
...