O Concreto Armado.
Por: 3581907 • 22/9/2017 • Artigo • 1.179 Palavras (5 Páginas) • 252 Visualizações
ÍNDICE
1 INTRODUÇÃO ......................................................................00
2 MOLDAGEM DE CORPOS DE PROVA.................................00
2.1 Materiais Utilizados.............................................................00
2.2 Procedimento.......................................................................00
2.3 Tabela e cálculos..................................................................00
3 CONCLUSÃO..........................................................................00
4 BIBLIOGRAFIA........................................................................00
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre realização de corpos de provas de concreto (NBR 5738), através da utilização de 02 (dois) tipos de agregados graúdos diferentes (Cinasita ou Argila Expandida e Brita 01).
Após a preparação do concreto, e moldagem, foi calculada 01 (uma) viga de concreto leve, com seção retangular de 30 cm x 60 cm e 7 m de vão, apoiada na extremidade sob flexão simples.
Data Experimento: 10.05.2017.
Data Desforma Corpo de Prova: 15.05.2017
MOLDAGEM CORPOS DE PROVAS
Materiais Utilizados:
- Aglomerante (Cimento Portland):
Material ligante, geralmente pulverulento, que promove a união entre os grãos dos agregados. Utilizados na obtenção de pastas, argamassas, e concretos. Apresentam-se sob a forma de pó e, quando misturados com água formam pastas que endurecem pela secagem e como conseqüência de reações químicas. Com o processo de secagem o aglomerante adere-se nas superfícies com as quais foram postas em contato. Os aglomerantes são os produtos ativos empregados para a confecção de argamassas e concretos. No concreto, em geral se emprega cimento Portland, que reage com a água e endurece com o tempo.
Aglomerante Simples: São aglomerantes que reagem em presença de água. São constituídos de um único aglomerante, podendo ser misturados a outras substâncias, em pequenas quantidades, com a finalidade de regular sua pega. Exemplo: CPC – Cimento Potland Comum
Aglomerantes Compostos: São aglomerantes simples, porém, misturados com produtos tais como a Pozolana, Escórias, etc. Exemplo: CPZ - Cimento Portland Pozolânico
Imagem 01 – Cimento Portland
- Agregados:
Materiais com função de tranasmitir as tenões aplicadas ao concreto, através de seus grão (geralmente, a resistencia a compressão dos agregados é superior que a do concreto), reduzir o efeito das variações volumétricas ocasionadas pela retração (quanto maior o teor de agregados em relação a pasta de cimento, menor será a retração e redução dos custos do concreto.
Agregado Graúdo (Cinasita ou Argila Expandita e Brita 01):
Deve-se atentar para o diâmetro máximo, levando-se em consideração as dimensões da peça estrutural e a distribuição das armaduras. O teor de material pulverulento deve ser o menor possível, pois sua presença aumenta consideravelmente a superfície específica, exigindo uma quantidade maior de água, o que ocasiona correções no consumo de cimento (para não mudar a relação água/cimento) e, consequentemente, influencia o custo do concreto. O formato dos grãos também é relevante para a qualidade e o custo. Para isso, costuma-se calcular o índice de forma do agregado, que é a relação entre a maior e a menor dimensão do grão (analogamente, a relação entre o comprimento e a altura). Quanto menor o índice de forma, menor será o teor de vazios do agregado, de modo que a quantidade de argamassa para preenchê-los também será menor, exigindo menor quantidade de água.
Imagem 02 e 03 – Cinasita ou Argila Expandida
Imagem 04 – Brita 01
Agregado 02 Miudo (Areia):
Não deve conter grãos de um único tamanho, ou seja, deve-se procurar adquirir agregados com boa distribuição granulométrica. Como a quantidade de água no concreto é um fator importante, que condiciona inclusive
...