O Conflito de Gilgamesh
Por: kimberlyerick • 27/8/2021 • Resenha • 9.829 Palavras (40 Páginas) • 142 Visualizações
período na história da chamada civilização ocidental é de tal magnitude que autores como barra clube o consideram o divisor de águas entre a história moderna e contemporânea responsável pelas mudanças estruturais que se situam nas raízes da sociedade contemporânea uma vez que o alcance da revolução em curso na Europa teve desdobramentos não apenas continentais mas mundiais não apenas se consagrou ali um lar que tipo de cidade industrial o qual se pauta na apropriação degenerativa dos recursos como será discutido adiante como também para viabilizar esse modelo era preciso lançar mão de recursos em outros ambientes por vezes desestabilizando os a indústria saía pelo mundo em busca dos materiais básicos sem os quais em sua nova forma não poderia existir já não nos esqueçamos igualmente que com as indústrias elétrica e química surgiu uma terceira igualmente revolucionária e que sem dúvida impactaria progressiva e profundamente a ecologia e a sociedade do planeta a indústria da utilização de combustíveis fósseis em processamento se escalas até então inéditos embora já se utiliza se o betume a cerca de 5000 anos em hit no vale do Eufrates e na China e o petróleo houvesse sido encontrado na escavação de poços de sal em aproximadamente 200 artes e é somente em meados do século XIX que as demandas de combustível para iluminação conduziram ao desenvolvimento da indústria petrolífera ainda a respeito das cidades a industrialização a principal força criadora do século XIX produziu o mais degradado ambiente urbano que o mundo jamais vira até mesmo os bairros das classes dominantes eram imundos e congestionados na Inglaterra especialmente as condições insalubres do novo ambiente urbano cujas molas propulsoras eram as fábricas Minas e ferrovias que expressas na paisagem embotada pelo smog foram denunciadas de forma emblemática em corrosiva por Charles Dickens 1812 a 70 em hard times sua paisagem ambiente ensaios n 18 São Paulo p 757200 descrição de cor que estão nos dá uma dimensão do que encerra aquela paisagem era uma cidade de tijolo vermelho ou melhor de tijolo que seria vermelho se a fumaça e cinzas o permitissem era uma cidade de máquinas e chaminés altas das quais saíam continuamente serpente sem fim que nunca se dizem Paula vão havia uma canal escuro e um Rio de cor roxa com manchas mal cheirosas e uma série de edifícios cheios de janelas que saco levavam e treme o dia inteiro e onde o pistão da máquina a vapor monotonamente trabalhava para cima e para baixo como a cabeça de um elefante num estado de melancolia insana possuía várias ruas largas todas parecidas e muitas ruas pequenas mais parecidas ainda habitadas por pessoas igualmente parecidas entrando e saindo nos mesmos horários com o mesmo som sobre os mesmos pisos para fazer o mesmo trabalho e para quem cada novo dia era igual ao de ontem de amanhã mais de um século depois da morte de dickens inúmeras cidades em todo o planeta assemelham-se a uma reedição do modelo de cidade industrial expresso em conquista um diferindo na escala em sofisticação tecnológica e nas características social ecológicas específicas mas guardando similaridades quanto à postura na apropriação dos recursos da natureza detrimento do ambiente físico e sociocultural resultante para alguns estudiosos da história do ambiente urbano como um foi de uma das maiores contribuições dadas pela cidade industrial teria sido a reação que produziu contra os seus próprios maiores descaminhos nesse sentido cita arte do saneamento ou da higiene pública que subsidia o pensamento urbanístico do século 19 notadamente em suas últimas décadas na contramão do ideário industrializa dor que exaure a saúde das populações e drenava vorazmente os recursos da natureza a paisagem campesina despertava no imaginário alimentado pelos progressos na biologia que apontava a conexão entre doença em ambiente como também pelas imagens manifestantes nos trabalhos literários de William Wordsworth dos chamados leibovitz o desejo de se escapar para ambientes anti urbanos por excelência o campo como antídoto para o envenenamento e o congestionamento das cidades contudo é incorreto generalizar esse sentimento anti urbano e o próprio processo de urbanização de cada localidade como também aqui encontramos uma percepção ambivalente sobre as virtudes do ambiente menos processado e a emoção suscitada pela paisagem urbana nas palavras do próprio Word curtir a respeito de seu descontentamento sobre a cidade e as benesses da paisagem campestre escreveu a que vençam essa suave brisa um visitante que ao acariciar minha face paisagem ambiente ensaios n 18 São Paulo p 7572004 2930 não parece se aperceber da alegria que traz dos Campos Verdes e do distante azul anil seja qual for o seu propósito que vem a brisa ninguém aprecia mais do que eu fugir do que sou da cidade grande onde por longo tempo lamentem ser um hóspede descontente por outro lado ao vir do campo para Londres expressou quase em êxtase sua contradição de sentimentos professando em uma madrugada clara não há na Terra de maior beldade só um insensível para contemplar vistas tão límpida sem se empolga como se fosse um traje esta cidade ostenta da manhã na claridade o silêncio e a beleza sem baixa Torres e cúpulas se elevam no ar em luminosa e suave majestade clutch humana em sua romântica poesia essas emoções contraditórias evocadas pelo campo e a cidade outros específicos dos quais na história do urbanismo ocidental em muitos momentos foram apontados como excludentes e que no período em questão pareciam irreconciliáveis as sugestões antitéticas de natureza e cidade natureza aqui identificada no campo do lado e verde do Lake de strike tipo lenitivo sonhado para as perdas da sufocante cidade industrial dilui se na contemplação do momento sereno da Alvorada Londrina na qual o poeta aos seus encantamentos estático em face da majestade da construção humana poeta dos lagos personificar aqui esse sentimento que os valores positivos dessas paisagens contrapostas recorrente em vários momentos da história com nuances evidentemente específicas a própria percepção de cada um desses ambientes contém avaliações antitéticas ao longo do tempo se não vejamos o campo pode igualmente estar associado à noção de tranquilidade deleite descanso e simplicidade quanto de labuta intensa e por vezes desumana além de poder ser identificado com um ambiente de possibilidades limitadas de crescimento intelectual as cidades podem encontrar associações de concentração máxima de poder e cultura de uma comunidade centros de fluxos de energia das mais diversas ordens lugar civilizado de amplas oportunidades de crescimento pessoal pleno de vitalidade e diversidade como também a de ambiente congestionado insalubre sufocante no qual por vezes aware se sobreponha civilidade de maneira inversa às
...