DIREITO PREVIDENCIÁRIO E PRINCÍPIOS
Por: PauloGavilan • 14/12/2015 • Trabalho acadêmico • 4.781 Palavras (20 Páginas) • 219 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS- UFGD
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ALEX
ALINE HORT
JANIELLE LOURENÇO ROSA SANA
JESSICA PATRICIA BARBOSA
PAULO GAVILAN
DIREITO PREVIDENCIÁRIO E PRINCÍPIOS
DOURADOS/MS
2015
ALEX
ALINE HORT
JANIELLE LOURENÇO ROSA SANA
JESSICA PATRICIA BARBOSA
PAULO GAVILAN
DIREITO PREVIDENCIÁRIO E PRINCÍPIOS
Trabalho de Graduação apresentado à Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia da Universidade Federal da Grande Dourados, como requisito parcial para a obtenção da nota de avaliação para o segundo bimestre na disciplina de Direito do Trabalho.
Avaliador: Arthur Ramos do Nascimento
Dourados/MS
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 05
1.2 Objetivos 05
1.2.1 Objetivo Geral 05
1.2.2 Objetivos Específicos 05
1.3 Justificativa 05
2 DIREITO PREVIDENCIÁRIO 06
2.1 DIFERENÇA ENTRE DIREITO DO TRABALHO E DIR. PREVIDENCIÁRIO _ 07
2.2 PRINCÍPIOS DO DIREITO PREVIDENCIÁRIO.................................................07
2.2.1 PRINCÍPIOS GERAIS DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO...............................08
2.2.2 PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA SEGURIDADE SOCIAL......................09
2.2.3 PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DE CUSTEIO....................................................11
2.2.4 PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL............................12
3 CONCLUSÃO 14
Referências 15
ANEXO A - QUESTÕES
16
ANEXO b - CASOS
.........................................................................................20
1 INTRODUÇÃO
Para Castro e Lazzari (2009), o Direito Previdenciário é o ramo do Direito que visa o estudo dos princípios, dos institutos jurídicos e das normas de previdência social. Neste trabalho, daremos maior atenção em mostrar o que é o Direito Previdenciário e mostrar os seus princípios.
Iniciaremos este trabalho, mostrando alguns conceitos encontrados de Direito Previdenciário, diferenciando o Direito do Trabalho do Direito Previdenciário. Após será apresentado o que são os princípios do Direito Previdenciário, e então apresentaremos cada um dos princípios que fazem parte do Direito Previdenciário.
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo Geral
O objetivo deste trabalho é que se entenda o que é Direito Previdenciário e quais são os seus princípios.
1.2.2 Objetivos Específicos
Analisar o que é Direito Previdenciário;
Mostrar e explicar quais são os princípios relacionados ao Direito Previdenciário.
1.3 JUSTIFICATIVA
Este trabalho é muito importante, devido ao fato que todo cidadão precisa conhecer um pouco sobre a previdência, e aqueles acadêmicos de Ciências Contábeis que optarem por trabalhar na área trabalhista precisam estar informados sobre o Direito Previdenciário e seus princípios.
2 DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Segundo Castro e Lazzari (2009, pag. 77), o Direito Previdenciário é diferente de Previdência Social e também de Seguridade Social:
Previdência Social é o sistema pelo qual, mediante contribuição, as pessoas vinculadas a algum tipo de atividade laborativa e seus dependentes ficam resguardadas quanto a eventos de infortunística (morte, invalidez, idade avançada, doença, invalidez, acidente de trabalho, desemprego voluntário), ou outros que a lei considera que exija um amparo financeiro ao indivíduo (maternidade, prole, reclusão), mediante prestações pecuniárias (benefícios previdenciários) ou serviços.
A Seguridade Social abrange tanto a Previdência Social como a Assistência Social (prestações pecuniárias ou serviços prestados a pessoas alijadas de qualquer atividade laborativa), e a Saúde Pública (fornecimento de Assistência médico-hospitalar, tratamento e medicação), estes dois últimos sendo prestações do Estado devidas independentemente de contribuições.
Para Castro e Lazzari (2009), “Direito Previdenciário é o conjunto de princípios e das regras de custeio e benefícios do regime de seguro social, fixando o conteúdo deste ramo do Direito”.
O objeto do direito Previdenciário é analisar e interpretar os princípios e as normas constitucionais, legais e regulamentares, referentes ao custeio da Previdência Social, servindo como financiamento da Assistência Social e Saúde, assim como os princípios e normas que falam das prestações previdenciárias devidas aos beneficiários. Já as normas que dizem respeito a atuação estatal no campo da Saúde e Assistência Social, pois as mesmas têm outras regras e princípios.
A legislação previdenciária segue o princípio da territorialidade, ou seja, estende-se apenas pelo território brasileiro, mas em caso de brasileiros que trabalham no exterior para sucursal, agência de empresa nacional ou empresas brasileiras domiciliadas no exterior, como o vínculo de trabalho continua sendo no Brasil, o mesmo fica assegurado pelo sistema brasileiro.
2.1. DIFERENÇA ENTRE DIREITO DO TRABALHO E DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Segundo Castro e Lazzari (2009), não se deve confundir Direito do Trabalho com Direito Previdenciário, pois:
...