TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escandola Parmalat

Por:   •  26/11/2016  •  Bibliografia  •  4.763 Palavras (20 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 20

 [pic 1][pic 2]

            Parmalat

               Fraude contábil

                       

                   Professor: Alexandre

                   Alunas: Ana Cláudia Valadão

Bárbara Medeiros

Virgínia Roedel

          Belo Horizonte, 04 de Dezembro de 2014

  1. Introdução

Os acontecimentos de fraudes e outros desvios éticos trazem sequelas para investidores, credores e no caso da Parmalat para toda uma indústria alimentícia. O caso Parmalat é considerado pela imprensa internacional uma das maiores fraudes corporativas da história. Os desvios financeiros da organização superaram 14 bilhões de euros.

  1. Contexto econômico da empresa no mercado

Nos anos 90, a Parmalat faz um processo de expansão no território brasileiro através de aquisição de diversas empresas, investimentos vultuosos e um processo de construção da marca. O período coincide com a mudança dos hábitos alimentares da população, que estavam interessados em alimentos mais práticos e duradouros como o leite longa vida. A empresa, portanto, investe na diversificação e em novos mercados. Entretanto, ela não foi bem sucedida em alguns novos mercados como o segmento de aves e suínos – vendida para a Perdigão. Em 1999 o real estava desvalorizado. Enquanto isso a Parmalat apresenta resultados negativos, o que levou os controladores a promoverem a troca de comando no ano 2000. O intuito era a subsidiaria brasileira seguir mais as decisões da Parmalat do mercado europeu e norte-americano, aumentar a eficiência e rentabilidade e cumprir sua missão. Além disso, no ano de 99 empresa abre uma subsidiária nas Ilhas Cayman.

Em 2002, os investidores apresentam preocupação quanto ao caixa da empresa, após a Parmalat anunciar um investimento de 500 milhões de euros em um fundo nas Ilhas Cayman. Outro momento que os investidores ficam receosos é no início de dezembro, quando há um atraso no pagamento de bônus. O pagamento é realizado com ajuda de bancos credores e do Estado Italiano. As ações começam a perder valor drasticamente, e com o objetivo de tranquilizar o mercado, a Parmalat afirma possuir 3,95 bilhões de euros no Bank of America, nas Ilhas Cayman. Porém o próprio banco divulga que o documento apresentado pela administração da Parmalat era falso.
Em 2003 a Parmalat era a maior empresa do setor alimentício da Itália, era o 8º grupo industrial italiano e atuava em 30 países. Tinham mais de 25 mil funcionários. No Brasil ela era a segunda compradora de leite sendo ultrapassada apenas pela Nestle, e controlava a indústria de leite e seus derivados em São Paulo, Pernambuco, Goiás. Mas em dezembro de 2003 o conglomerado italiano pediu concordata sendo acompanhado pela sua subsidiária Brasileira que também pediu concordata no início de 2004

  1. Histórico da empresa

O italiano Calisto Tanzi tinha 22 anos quando o seu pai morreu e ele foi obrigado a cuidar da fábrica de presunto da família, em Collechio. Até que resolveu inovar e investir no leite. Criou a marca  Parmalat em 1961: juntou o nome de sua cidade natal (Parma) com a palavra leite (latte, em italiano). Em 1963, iniciou uma pequena atividade de pasteurização para fornecer leite fresco para a cidade de Parma e as províncias vizinhas. Estava lançado o “Parmalat”, o leite de Parma. A partir daí, as inovações não deixaram de constar no dia-a-dia da empresa. Em 1966, a Parmalat implementou, no processo de industrialização do leite, o sistema sueco de esterilização UHT (Ultra High Temperature), que assegurava ao produto um prazo de validade maior. Nascia à linha de leite longa vida da empresa. Distribuído em novas embalagens de papelão – os famosos pacotes tetra pak (o nome vem do formato da embalagem, tetraedro), o produto logo conquistou a preferência dos consumidores italianos pela sua praticidade. O próximo passo era levar a novidade para outros países. O Brasil foi escolhido como o primeiro palco da investida mercadológica da Parmalat. Em 1977, foi inaugurada a primeira unidade fabril, em Minas Gerais. No ano de 1982 ingressou no mercado americano com a marca de molho de tomate POMI, começando assim sua escalada internacional. Até meados dos anos 70, 80% dos produtos da empresa eram relacionados ao leite, porém na década seguinte a Parmalat começou a diversificar seus produtos alimentícios, ingressando no mercado de sucos, vegetais, sopas, iogurtes e comidas prontas. Ficou bastante conhecida em todo o mundo por patrocinar grandes clubes de futebol e de elaborar modelos de co-gestão, contratando grandes jogadores para suas equipes. Patrocinou o Boca Juniors (Buenos Aires, Argentina), o Peñarol (Montevidéu, Uruguai), o Benfica (Lisboa, Portugal) e o Santa Cruz (Recife, Brasil). Elaborou trabalho de co-gestão com o Parma (Parma, Itália), o Palmeiras (São Paulo, Brasil) e o Esporte Clube Juventude (Caxias do Sul, Brasil).

A primeira empresa do grupo Parmalat foi a Parmalat SPA criada em 1973, depois com o objetivo de uma reestruturação financeira da companhia com o objetivo de saldar dívidas e promover a sua expansão internacional Com o apoio de uma associação de bancos italianos, foi feita uma oferta pública de ações, que resultou na aquisição de75% do capital da Parmalat Spa pela Finanziaria Centro Nord, depois chamada Parmalat Finanziaria.

A Parmalat Finanziaria permaneceu sob controle da família Tanzi (50,68% do capital votante) e é a principal holding do Grupo Parmalat. A Parmalat Spa é a sua principal subsidiária e uma das principais garantidoras de operações financeiras. O resultado da reestruturação foi positivo em termos da maior internacionalização da empresa. Em 1990, o Grupo Parmalat estava presente em 5 países, além da Itália: Brasil (desde 1974), Alemanha (1977), França (1979), Espanha (1983) e Portugal(1990). Em 2003, o Grupo estava presente em 31 países de seis continentes, incluindo: Argentina, Uruguai e Estados Unidos (1992), Rússia e Hungria (1993),Ucrânia, Venezuela, Chile, Paraguai e Colômbia (1994), México, Equador e China (1995), Romênia e Austrália (1996), Canadá, Moçambique e Rep. Dominicana (1997), África do Sul e Zâmbia (1998), Nicarágua, Cuba e Suazilândia (1999), Reino Unido ,Botsuana (2000) e Polônia (2001).
A Parmalat Brasil S.A. Indústria de Alimentos é atualmente a empresa líder do Grupo Parmalat no Brasil. Esse grupo chegou ao País por volta de 1974 e instalou sua primeira unidade industrial em 1977. Em 2003 a subsidiária brasileira respondia por cerca de 15% das receitas mundiais do Grupo. A Parmalat Brasil foi criada em 1997, como parte de uma ampla reformulação societária, operacional e administrativa, tendo absorvido a quase totalidade das atividades operacionais e investimentos correlatos das empresas Parmalat no País.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (348.1 Kb)   docx (119.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com