Mudança média e mudança imediata
Por: Sandra Medrado • 13/4/2015 • Projeto de pesquisa • 2.135 Palavras (9 Páginas) • 99 Visualizações
Polo Juazeiro/BA[pic 1]
Curso de Ciências Contábeis
Anhanguera Educacional – Uniderp
Disciplina Matemática Aplicada – 3º Período
MATEMÁTICA APLICADA
Alda Tatiane da Cruz Santos Nascimento – RA 8111719601
Elisangela Ferreira Lima da Silva – RA9987646967
Jéssica Medrado Santana –RA7700641263
João Eduardo de Brito Santos – RA 7535649944
Pâmela Guimarães Costa Mendes – RA 8324769775
Tutora a distância: Jeanne Dobgenski
Tutora presencial: Aline Pinheiro
Juazeiro – BA
2014
SUMÁRIO
Introdução.................................................................................................................................03 |
Funções......................................................................................................................................04 |
Variação média e variação imediata..........................................................................................06 |
Definição de elasticidade...........................................................................................................07 |
Considerações finais..................................................................................................................10 |
Bibliografia................................................................................................................................11 |
INTRODUÇÃO
Matemática Financeira é a área da matemática que aplica seus conceitos no estudo da variação do dinheiro ao longo do tempo. A origem da Matemática Financeira está intimamente ligada a dois regimes econômicos, o surgimento do crédito e do sistema financeiro.
Todo desenvolvimento da Matemática Financeira está ligado a utilidade do dinheiro, que gera dinheiro, ao contrário de sua simples propriedade, que por si só não apresenta rendimento.
A Matemática Financeira possui diversas aplicações no atual sistema econômico. Algumas situações estão presentes no cotidiano das pessoas, como financiamentos de casas e carros, realizações de empréstimos, compras a crediários ou com cartões de crédito, aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores, entre outras situações.
Podemos encontrar na Matemática Financeira: capital, juros, saldos, pagamento ou parcela. Tendo cada um sua aplicação.
CAPITAL
Capital ou Principal é o valor de uma quantidade em dinheiro, ou seja, no início de uma aplicação. Capital pode ser o dinheiro investido em uma atividade econômica, o valor financiado de um bem, ou de um empréstimo tomado.
O capital pode ser apresentado sob várias siglas e sinônimos: C (de Capital); P (de Principal); VP (de Valor Presente); PV (de Presente Value); Co ( Capital inicial).
JUROS
O conceito de juros surgiu no momento em que o homem percebeu a existência de uma afinidade entre o dinheiro e o tempo.
Os juros são a remuneração paga pelo uso do dinheiro. Pode ser tanto o rendimento de uma aplicação quanto o juro a ser pago em um financiamento. Diferencia-se do capital por que resulta da aplicação financeira, enquanto o capital é o motivo da aplicação financeira. Os juros sempre são expressos em unidades monetárias, e representam o montante financeiro referente a uma aplicação. Pode ser expresso em valor monetário ($) ou como uma taxa de juros (%).
SALDO
Soma do principal com os juros em um determinado momento. Diferença entre um débito e crédito.
PARCELA OU PAGAMENTO
Parcela ou pagamento: Na matemática financeira, são partes do pagamento de uma quantia, valor pago pelo tomador do empréstimo (ou receptor do investimento).
Nos cálculos, verificamos os termos técnicos, como fluxo de caixa, que é o lucro esperado depois de certo tempo já previamente determinado. O trabalho em questão, mostra o planejamento de um projeto escolar que apresentou levantamento sobre o custo das despesas para organizar de forma lucrativa e responsável a ampliação da Escola.
ETAPA 1
Passo 1:
Dados apresentados: Receita e Custo de operação da escola. O problema - Orienta o Diretor.
Passo 2:
Atividade 1 – Escreva a função receita para cada turno de aulas (manhã, tarde, noite e final de semana). Depois, calcule o valor médio das mensalidades e escreva outra função receita para o valor obtido como média.
Atividade 2 – Escreva a função Custo da escola que dependerá de escrever a fu8nção Salario dos professores. Utilize variáveis diferentes para representar o numero de alunos e o numero de grupos de 20 alunos que poderão ser formados.
Atividade 3 – Obtenha a função lucro e o valor informado pelo gerente no cadastro da escola.
Atividade 4 – Obtenha a função que determina o valor das prestações do financiamento do custo dos computadores e elabore tabela e gráficos para: 2, 5, 10, 20 e 24 prestações.
Atividade 5 – Obtenha a função que determina o valor total para pagamento do capital de giro.
Atividade 6 – Conselhos do contador – o que o grupo diria ao Dono da Escola.
Passo 3:
1 – Função do Primeiro Grau e Calculo do valor médio;
2 – Função do Primeiro Grau e Função Composta;
...