A Alienação Parental
Por: paulomaia06 • 16/3/2023 • Projeto de pesquisa • 945 Palavras (4 Páginas) • 91 Visualizações
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR – UCSAL
FACULDADE DE DIREITO DA UCSAL
DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
DISCENTES: ALINE FIGUEIREDO LIMA/EDILEUZA MACHADO DE OLIVEIRA
PROFESSORA: TERESA CRISTINA FERREIRA DE OLIVEIRA
TURMA: DIR-NOT-FED-7S-T1-33391-2020/2
ALIENAÇÃO PARENTAL – GUARDA COMPARTILHADA
Salvador
2022
ALINE FIGUEIREDO LIMA
EDILEUZA MACHADO DE OLIVEIRA
PAULO HENRIQUE
WALLACE MACHADO
RESUMO APRESENTADO COMO REQUISITO DA AVALIAÇÃO
PARCIAL REFERENTE A Iª UNIDADE, COMO PRÉ-REQUISITO DA
DISCIPLINA DIREITO CIVIL VI, SOB ORIENTAÇÃO DA Prof.ª
TERESA CRISTINA FERREIRA DE OLIVEIRA
Salvador
2022
Metodologia
Para obter respostas e análises acerca do tema, trouxemos observações de artigos e problemáticas discutidas em sala de aula além da ocorrência comum em muitos casos à nossa volta na nossa sociedade.
O estudo dessa pesquisa é fundamentado em casos reais, com significativa importância de sua análise de caso, propondo a observar a realidade a partir de experiências levando em consideração os diferentes aspectos do fenômeno social em pesquisa e as divergências que lhe ocorrem em seus casos.
Os recursos metodológicos usados para exposição do tema são: artigos, pesquisas bibliográficas e casos reais observados nos tribunais e mediações.
Justificativa
A escolha acerca do tema em questão advém do desejo de se debruçar acerca de um tema tão recorrente nas varas de família espalhadas por todo o Brasil, sendo desencadeada através das dissoluções matrimoniais crescente e a necessidade de resolução dos conflitos gerados por essa. O intuito será em pesquisar acerca do tema para que se possa demonstrar a finalidade da busca por uma guarda compartilhada, onde essa possibilidade terá o objetivo de amenizar as alterações na vida dos filhos e que não seja conferida a obrigação de se optar por uma guarda unilateral, pois o que sempre se tenta de fato é que ambos os genitores tem a mesma participação e importância na formação dos menores envolvidos.
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo falar da alienação parental e a guarda compartilhada como forma de solução do conflito,pois são notórios os impactos sofridos por crianças e adolescentes que acabam por vivenciar a alienação parental e como a guarda compartilhada pode ser a solução para que os casais que passam por uma dissolução conjugal possam de alguma maneira solucionar situações conflituosas geradas com o rompimento matrimonial.Uma vez que as crianças envolvidas nesse conflito,precisa de um olhar diferenciado e do apoio do judiciário no sentido de amenizar a dor que sentem em relação ao conjugue alienante diante do que aliena,e a criança vira um objeto nesse jogo.
Muitas situações que acontecem na alienação parental são desencadeadas em virtude da dissolução conjugal mal resolvida. Esse é talvez um dos temas mais difíceis de ser tratados no direito de família, pois esses abusos são gerados pelos genitores, causando inúmeros problemas tanto emocionais quanto psicológicos vindos a adoecer as relações entre pais e filhos,pois uma relação conjugal mal resolvida e quando essa relação deixa marcas em um dos conjugues e eles não aceitam a separação acabam usando os filhos como objeto de vingança um do outro.
Esta prática pode advir de pais, avós, ou por qualquer adulto
...