TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alienação Parental

Por:   •  24/4/2023  •  Projeto de pesquisa  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 4

O pai é ausente ou foi afastado? Qual motivo de você mãe não lutar pelos diretos do seu filho?

A pensão alimentícia é um direito garantido por lei para custear gastos, ou parte deles, como alimentação, educação, saúde, entre as diversas outras necessidades que uma criança demanda. O presente estudo pretende elaborar um levantamento entre os pais da Cidade de Ponta Grossa – PR, para entender os motivos de muitas mães não buscarem no judiciário um direito que é garantido por lei para seus filhos. Propôs também uma pesquisa sobre alienação parental e como ela pode estar vinculada ao motivo de muitas mulheres não buscarem a justiça e preferirem arcar com toda essa responsabilidade da criação sozinha e vinculada ao motivo de muitos homens abrirem mão das visitas ao filho. A ausência da figura paterna tem consequências no desenvolvimento normal da criança, tais como problemas de comportamento ou de comportamento inadequado. Este trabalho buscar entender as razões pelo qual, levam os genitores buscarem em seus filhos, um meio de se vingar daqueles que um dia foi seus parceiros, e demostrar o quanto um convívio saudável e uma boa relação entre os pais, podem fazer como que as crianças se tornem adultos melhores. A convivência familiar e comunitária é necessária para o bem-estar da criança, o acolhimento dos pais e convivência social saudável é primordial para seu desenvolvimento.

Palavra Chave: Alienação Parental. Pensão Alimentícia. Pai Ausente.

No Brasil o índice de divórcios teve um acréscimo de 1,5 no ano de 2020, levando em consideração o índice do ano de 2019, conforme dados do IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Família. A dificuldade na superação da dissolução conjugal pode desencadear práticas alienatórias vindo a prejudicar a convivência com filhos e ate mesmo o afastamento e abdicação das visitas à criança. A Síndrome de Alienação Parental foi definida por Richard Gardner da seguinte forma

Uma perturbação da infância ou adolescência que surge no contexto de uma separação conjugal, e cuja manifestação preliminar é uma campanha por parte de um genitor da criança para denegrir, rejeitar e odiar o outro genitor, sem que este tenha dado motivos que a justifiquem.

Apos separação geralmente começa um novo dilema, o pagamento da pensão alimentício e com isso novos conflitos, que algumas mulheres preferem abrirem mão em vez de lutar pelos diretos do seu filho. O artigo 227 da Constituição Federal de 1988 dispõe que:

Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

O presente trabalho busca através de pesquisas com comunidade acompanhada de estudos já elaborados referentes ao tema, entender a motivação dos pais para agirem dessa maneira e demostrar como uma boa convivência pode fazer toda a diferença na relação entre pais e filhos e assim fazer cumprir os direitos que a criança e adolescente tem garantido na constituição.

O pai é ausente ou a falta de uma boa convivência com a mãe faz com que ele se afaste? E qual o motivo que levam as mães abrirem não da pensão alimentícia, mesmo sendo garantido em lei para seus filhos. Esse é o ponto de partida e objetivo geral que esse trabalho pretende atingir.

O trabalho referências em teses, dissertações e artigos escritos por outros autores referentes ao tema escolhido, Obras literárias como o livro Alienação Parentais - O Uso dos Filhos como Instrumento de Vingança entre os Pais de Jussara Schmitt Sandri, como também o livro Alienação Parental. Sob a Perspectiva do Direito à Convivência Familiar de Juliana Rodrigues de Souza. Entre outros trabalhos que venham a aprofundar e ajudar a chegar ao objetivo do trabalho.

A pesquisa se encontra na fase inicial, buscando referencial teórico para se basear e ajudar a chegar à conclusão do trabalho. A maior dificuldade está em conseguir alinhar e conseguir colocar todas as ideais no papel de uma forma que seja proveitoso e de fácil entendimento, à dificuldade também em elaborar a pesquisa na comunidade, de forma que consiga atingir o objetivo almejado.

Ainda não conheço nenhum professor (a) que possa convidar para ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com