A CLAUSULA DE NAO-SUICIDIO
Por: Jacqueline Oliveira • 7/11/2016 • Artigo • 368 Palavras (2 Páginas) • 309 Visualizações
CLAUSULA DE NAO-SUICIDIO
O suicídio é um tema que causa grande impacto na sociedade em geral, levantando questionamentos e teorias em torno dos fatos que antecedem este lamentável acontecimento.
Recentemente, surgiram informações levantadas pelo tabloide Daily Mail, que motivaram o aprofundamento das discussões sobre as causas desses crescentes índices de suicídio. As informações do referido tabloide davam conta de que, funcionários das fábricas chinesas Faxconn estao sendo obrigados a assinar um "termo de nao-suicidio" para que possam continuar a executar as suas funções na companhia.
A preocupação da companhia se deu pelo fato de que nos últimos tempos, alem de ser reconhecida por montar gadgets para empresas conceituadas como HP, Nokia, DELL e Apple, tambem se tornou destaque na imprensa internacional pelo número de mortes entre os membros de sua força de trabalho, cerca de 13 membros num período 12 meses. Segundo a Sacon ( Centro de Pesquisas Sobre Empresas Multinacionais e Estudantes Contra o Mal Comportamento Corporativo), após investigações constataram que os empregados da Faxconn eram submetidos a condições terríveis de trabalho, como humilhações públicas, falta de preocupação com químicos e jornadas semanais de 80 a 100 horas de trabalho sem parada pra refeição, ainda finaliza dizendo que, "a Faxconn falhou em suas promessas de melhorar as condições para seus trabalhadores."
Este "termo de nao-suicidio" elaborado e aplicado pela Faxconn para seus funcionários, nos permite remeter ao pensamento de que as causas e os fatores que levam seus funcionários ao suicídio, sao unica e exclusivamente de sua responsabilidade e consequentemente se sua própria vontade, isentando a companhia de qualquer autoria ou responsabilidade. Porem, seria o suicidio uma vontade individual ou uma imposição externa devido a exposição do Indivíduo à problemas sociais, relatados nos dados periciados pela Sacon, como as condições péssimas de trabalho, ou entao, jornadas exaustivas e desumanas em que esses funcionários sao expostos?
Portanto, quando surgem estes questionamentos, o problema é levado de uma esfera psicológica para uma esfera de fato social, onde se busca entender nao somente o fato consumado, mas sim o que antecede esta dada "vontade". Dai, o estudo é aprofundado nas disposições teoricas de Durkheim, que define os fatos sociais como possíveis causadores do suicídio, aplicando no estudo das causas do mesmo.
...