TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO DO CONSUMIDOR

Por:   •  15/11/2017  •  Artigo  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

Para que se entenda o direito do consumidor, como o conhecemos hoje, , é necessário tornar evidente uma série de acontecimentos históricos envolvendo o consumo, de forma a demonstrar a evolução dos institutos jurídicos aplicáveis às relações de consumo.

A proteção do consumidor pode ter seus primeiros momentos identificados no antigo Egito. Os egípcios, por questões estéticas, religiosas, e de saúde cultivavam o hábito de pintar o próprio corpo com alguns tipos de maquiagem e a história nos conta que, já naquele tempo, era possível identificar a existência de concorrência entre os fabricantes dos mencionados produtos, estabelecendo-se, então, uma disputa entre os eles, no sentido de oferecer produtos com maior qualidade, em razão das exigências dos consumidores.

Também de forma rudimentar, a proteção do consumidor pode ser encontrada em textos antiquíssimos, como o Código de Hamurabi, editado no Império Babilônico. Com o objetivo de defender os compradores de bens e serviços, o Rei Hamurabi criou uma forte legislação, contendo regras como a dos artigos 229 e 233 do referido estatuto, que previa:

Art. 229 – Se um pedreiro edificou uma casa para um homem mas não a fortificou e a casa caiu e matou seu dono, esse pedreiro será morto”

Art. 233 – Se um pedreiro construiu uma casa para um homem e não executou o trabalho adequadamente e o muro ruiu, esse pedreiro fortificará o muro às suas custas.

Assim, era possível perceber, a presença da responsabilidade objetiva, hoje consagrada pelo Código de Defesa do Consumidor, através do princípio da boa-fé objetiva. Pode-se dizer que os primeiros movimentos consumeristas de que se tem notícia originaram-se nos EUA, no final do séc. XIX, assim escalonados:

1872 - Edição da SHERMAN ANTI TRUST ACT, conhecida como Lei Sherman, cuja finalidade era reprimir as fraudes praticadas no comércio, além de proibir comerciais desleais como, por exemplo, a combinação de preços e os monopólios.

1891 - Surge a NEW YORK CONSUMERS LEAGUE como primeiro órgão de defesa do consumidor, fundado por Josephine Lowell – ativista feminista e ligada ao movimento de trabalhadores.

1906 - Upton Sinclair escreve THE JUNGLE (A selva), obra que narra sua visita a uma fábrica de alimentos à base de carne.

1907 – Criação do MEAT INSPECT ACT, a fim de inspecionar e controlar a comercialização de carne. Essa lei foi reflexo do Pure Food and Drug Act, anteriormente mencionado.

1914 - Criação do FEDERAL TRADE COMISSION.

1927 – Nasce o PFDA (Pure Food Drug Insecticide Administration).

1936 – Surgimento da CONSUMERS UNION, tornando-se o maior órgão de proteção do consumidor do mundo. Dentre suas atribuições estava a de publicar revistas e material didático para a orientação dos consumidores.

1962 – No dia 15 de março o presidente Kennedy emite mensagem ao Congresso Americano, tornando-se o marco do que hoje chamamos de consumerismo. A mensagem presidencial reconhecia, em síntese, que “consumidores somos todos nós”, na medida em que a todo o momento praticamos inúmeras relações de consumo.. Na mensagem ao Congresso, conclamava o Estado a voltar suas atenções a esse grupo e, ainda, listou uma série de direitos fundamentais dos consumidores, a saber:

1 – Direito à saúde e à segurança;

2 – Direito à informação;

3 – Direito à escolha;

4 – Direito a ser ouvido.

1971 – Na Suécia, a proteção do consumidor passa a contar com o Ombudsman e o Juizado de Consumo, cujo modelo, mais tarde, seria seguido pela Noruega, Dinamarca e Finlândia.

As normas consumeristas espanholas e portuguesas também contribuíram para a formação do sistema jurídico brasileiro.

Semelhantemente à lei consumerista brasileira, o Código Civil português, em seu artigo 227, procurou resguardar os contratos em suas fases

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com