A disciplina como método de ressocialização
Por: Leonardodfc • 13/6/2016 • Trabalho acadêmico • 4.193 Palavras (17 Páginas) • 189 Visualizações
[pic 1][pic 2]
FACULDADE NOVO MILÊNIO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
CAROLINE BATISTA RIBEIRO
JÉSSICA CHARILE GENIZELLI
LEONARDO DUARTE FONSECA COSTA
TÁBATA LARISSA AMARAL CARNEIRO
TAMIRES GOMES SILVA CRISTO
A DISCIPLINA COMO MÉTODO DE RESSOCIALIZAÇÃO
VILA VELHA
2013
CAROLINE BATISTA RIBEIRO[pic 3]
JÉSSICA CHARILE GENIZELLI
LEONARDO DUARTE FONSECA COSTA
TÁBATA LARISSA AMARAL CARNEIRO
TAMIRES GOMES SILVA CRISTO
A DISCIPLINA COMO MÉTODO DE RESSOCIALIZAÇÃO
Trabalho de conclusão de semestre apresentado a Faculdade Novo Milênio como exigência para aprovação na disciplina Projeto Integrador.
Orientador(a). Mestre Pedro Luiz Ferro
VILA VELHA
2013
[pic 4]
O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.
Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe.
Provérbios: 1: 7 e 8.
RESUMO[pic 5]
Ao analisarmos o capítulo “Os recursos para o bom adestramento” do livro Vigiar e Punir de Foucault resolvemos discutir sobre os métodos disciplinares dentro do sistema prisional. De fato verificamos três importantes constatações de Foucault: A primeira é a Vigilância Hierárquica na qual este realizou estudo sobre a vigilância e a organização do sistema na imposição de poder a partir os olhares. A segunda é a Sanção Normalizadora, onde Foucault analisa as funções da sanção na constituição do sujeito. Por final ele realiza uma análise dos dois onde denomina-se Exame, este por fim tem função de realizar uma dossiê de cada caso, cria-se um perfil de cada sujeito para aplicação das funções disciplinares.
O estudo tem função de tentar explicar possíveis causadores do alto índice de reincidência criminal, e usa os métodos disciplinares expostos por Foucault como um possível princípio para solução deste fator.
SUMÁRIO[pic 6]
1. INTRODUÇÃO...............................................................................................6
2. OBJETIVOS...................................................................................................7
3. REFERENCIAL METODOLÓGICO...............................................................8
4. MÉTODO.......................................................................................................9
5. VIGILANCIA HIERARQUICA.......................................................................10
6. SANÇÃO NORMALIZADORA.....................................................................13
7. O EXAME....................................................................................................16
8. CONCLUSÃO..............................................................................................19
9. REFERENCIAS...........................................................................................20
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho baseia-se na obra de Michel Foucault (Poitiers, 15 de outubro de 1926 — Paris, 25 de junho de 1984) Vigiar e Punir, 1999. Um importante filósofo e professor francês que concentrou sua carreira sobre a relação entre poder e governamentalidade, e das práticas de subjetivação. A obra em questão trouxe um novo modo de pensar e fazer política social no mundo ocidental. É uma análise dos mecanismos sociais e teóricos que causaram as grandes mudanças dadas nos sistemas penais ocidentais durante a era moderna. É dedicado à análise da vigilância e da punição.
Trataremos aqui, sobre o capitulo: Dos Recursos Para um Bom Adestramento. Para Foucault, é possível adestrar/ressocializar um indivíduo, e para isso é necessário uma aplicação em conjunto de três dispositivos disciplinares simples: Vigilância Hierárquica, Sanção Normalizadora e por último, mas não menos importante o, Exame. A vigilância hierárquica, tem como pressuposto uma arquitetura montada com todos os detalhes pensados em manter a ordem, o controle e a disciplina. A Sanção Normalizadora prevê uma punição para quem violar as disposições legais, utiliza-se da coerção para normalizar comportamentos. O exame é o dispositivo utilizado para testar este sistema proposto por Foucault, para analisar a aplicação da vigilância e da sanção, padronizando-os. Através de pesquisas bibliografias, estabelecemos uma interface com o que foi proposto por Foucault e como a realidade atualmente age sobre esses dispositivos em relação à ressocialização.
2. OBJETIVOS
Este trabalho tem como objetivo aprimorar o conhecimento e oferecer um breve entendimento do capitulo “Os recursos para o bom adestramento” da obra Vigiar e Punir de Michel Foucault.
Avalia os métodos disciplinares e a organização do sistema prisional na constituição do sujeito e busca entender porque não conseguimos melhores números na ressocialização dos apenados.
3. REFERENCIAL METODOLÓGICO
O artigo teve como referencial metodológico o livro Vigiar e Punir. Este é um livro do filósofo francês Michel Foucault, publicado originalmente em 1975 e tida como uma obra que alterou o modo de pensar e fazer política social no mundo ocidental. É um exame dos mecanismos sociais e teóricos que motivaram das grandes mudanças que se produziram nos sistemas penais ocidentais durante a era moderna. É dedicado à análise da vigilância e da punição, que se encontram em várias entidades estatais (hospitais, prisões e escolas). Foca documentos históricos franceses, mas as questões sobre as quais se debruça são relevantes para as sociedades contemporâneas. É uma obra seminal que teve grande influência em intelectuais, políticos, activistas sociais e artistas.
...