ASSEDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
Por: paollafaf • 5/4/2016 • Monografia • 10.483 Palavras (42 Páginas) • 555 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
Curso de Direito
PAOLLA FERNANDA ALVES FERNANDES
ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
Campo Grande/MS
2012
PAOLLA FERNANDA ALVES FERNANDES.
ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO.
Monografia apresentada como exigência do Curso de Direito da Universidade ANHANGUERA-UNIDERP, como exigência para obtenção de aprovação em Monografia jurídica II, sob orientação do Professor Especialista Renato Tedesco.
Campo Grande/MS - 2012
TERMO DE APROVAÇÃO[pic 3]
A monografia intitulada: ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO apresentada pela acadêmica PAOLLA FERNANDA ALVES FERNANDES, como exigência parcial para a obtenção de aprovação na disciplina Monografia Jurídica II à Banca Examinadora da UNIDERP– ANHANGUERA obteve nota ___________, para a aprovação.
BANCA EXAMINADORA
_____________________________________
Prof. Orientador – Especialista. Renato Tedesco.
_________________________________
Membro da Banca
_________________________________
Membro da Banca
Campo Grande, ______de Junho de 2012.
[pic 4]
Dedico este trabalho primeiramente a DEUS, aos meus Pais e meu irmão, que sempre me incentivaram, me apoiaram, ao meu namorado, pela compreensão e companheirismo, sempre compreenderam meus anseios para que o meu objetivo de formação acadêmica fosse alcançado.
RESUMO
[pic 5]
O desempenho humano está diretamente relacionado a uma combinação de atributos externos, que tanto podem exacerbar como eniquilar seu potencial. A motivação empresarial hoje é apontada como um dos principais fatores de crescimento econômico de uma sociedade.
O motivo é aquilo que impulsiona o indivíduo a agir de determinada forma, e nesse sentido, a motivação está relacionada com o seu sistema congnitivo. As pessoas são diferentes no que se refere à motivação: e as necessidades variam de indivíduo para indivíduo, produzindo diferentes padrões de comportamento dependendo de seus valores sociais e da capacidade para atingir os objetivos. Se um indivíduo for incentivado, ao grandes as possibilidades de aprimorar seu empenho profissional. Mas se for aviltado em seu ambiente de trabalho com desonra, desprezo, humilhação progressivamente este indivíduo vai perdendo a noção de sua capacidade e o poder de realizar um ótimo trabalho, em outras palavras, perde o equilíbrio necessário para decidir qual caminho trilhar. Esta situação de assédio moral, pode provocar no trabalhador, conseqüências de um possível trauma ou de uma depressão acentuada acarretando em uma lesão psicossomática, que é perfeitamente admitida dentro dos parâmetros neurológicos, com a perda da auto-estima, com o surgimento de profunda depressão, com a ansiedade gritante e latente, bem como a falta de estímulo para o exercício do seu profissionalismo. Há, na verdade, um bloqueio seriíssimo no raciocínio. As comprovações científicas desde estado poderá dar causa-ganha e a devida punição a quem a praticou. O assédio moral, no passado não ganhava a força reivindicatória como hoje, em razão da caminhada lenta das conquistas sociais. Se o “Senhor de Engenho”, SE O “Coronel”, se o “Patrão” mantinham-se incólumes aos reclamos da justiça, por outro lado não tínhamos uma legislação específica para coibir os abusos, o que atualidade o trabalhador encontra total amparo.
A presente monografia tem como objetivo abordar o tema assédio moral, que esta relacionada a um dos problemas encontrados em um ambiente de trabalho, bem como sua definição , espécies e efeitos causados a vítima do assédio. Abordarei que o assédio moral pode ter várias espécies, bem como a relação que se estabelece entre os sujeitos. Tratamentos das conseqüências causadas pelo assédio moral. Veremos que a legislação brasileira vem trabalhando no sentido de preservar os direitos do trabalhador assim como resguardar a dignidade humana.
Palavras - Chave: Assédio. Moral. Trabalhador. Humilhação.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 07
2. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA HISTÓRIA 09
3. CONCEITUALIZAÇÃO DE ASSÉDIO MORAL 12
4. CARACTERIZAÇÃO E TIPOS DE ASSÉDIO MORAL 17
4.1 TIPOS DE ASSÉDIO MORAL 18
5. NATUREZA JURÍDICA 21
6. CARACTERÍSTICA SUBJETIVA 22
6.1 PERSONALIDADE 22
6.2 A MOTIVAÇÃO 22
6.3 O AJUSTAMENTO 23
6.4 ELEMENTOS 25
6.4.1 Natureza Psicológica 25
6.5 CONDUTA REPETITIVA, PROLONGADA, OFENSIVA OU HUMILHANTE 26
6.6 DANO PSICO-EMOCIONAL 27
6.7 NEXO DE CAUSALIDADE 27
7. FINALIDADE 29
8. FUNCIONÁRIOS TERCEIRIZADOS E CONDIÇÕES DE VULNERABILIDADE 30
9. ASSÉDIO MORAL NO SERVIÇO PÚBLICO 31
10. CONSEQUÊNCIAS PARA EMPREGADO ASSEDIADO, EMPREGADO ASSEDIANTE, EMPREGADOR E PARA A ORGANIZAÇÃO 32
10.1 CONSEQUÊNCIAS PARA EMPREGADO ASSEDIADO 32
10.2 CONSEQUÊNCIAS PARA EMPREGADO ASSEDIANTE 33
10.3 CONSEQUÊNCIAS PARA O EMPREGADOR 34
10.4 CONSEQUÊNCIAS PARA A ORGANIZAÇÃO 36
...