ASSÉDIO MORAL, DANO MORAL, DANO MATERIAL E DANO À IMAGEM
Por: UnipPaula • 1/6/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 9.884 Palavras (40 Páginas) • 590 Visualizações
ASSÉDIO MORAL, DANO MORAL, DANO MATERIAL E DANO À IMAGEM
[pic 1]
Universidade Paulista – UNIP
São Paulo/SP – 2016
BEATRIZ CUNHA DANTAS DE OLIVEIRA | C40GAE-4 |
CAROLINA SANTOS SILVA | C22707-2 |
RAFAEL PALMA FREITAS | T64198-5 |
MARCIA DA SILVA CASTELO | C63EFI-6 |
PAULA FERREIRA DE SOUSA SALES | C5611D-1 |
ASSÉDIO MORAL, DANO MORAL, DANO MATERIAL E DANO À IMAGEM
Trabalho apresentado Curso Superior de Formação Tecnológica em Gestão de Comércio Exterior Universidade Paulista UNIP como pré-requisito para a obtenção de nota semestral em Ética e Legislação.
ORIENTADORA: PROFª. ROSÁRIA ARAGONI
Universidade Paulista – UNIP
São Paulo – 2016
SUMÁRIO
CONCEITO
CONDUTAS QUE CARACTERIZAM O ASSÉDIO MORAL
ALVOS FREQUENTES DO ASSÉDIO MORAL
FASES DE HUMILHAÇÃO NO TRABALHO
Assédio Moral Ascendente e Descendente
Assédio Moral Horizontal
Assédio Moral coletivo
CONSEQUENCIAS DO ASSÉDIO MORAL NA SAÚDE
PROTEÇÃO LEGAL PARA AS VITIMAS
INDENIZAÇÃO POR ASSÉDIO MORAL
PUNIÇÃO DISCIPLINAR
QUEM PODE SER RESPONSABILIZADO PELO ASSÉDIO MORAL
COMO DEVE PROVAR O ASSÉDIO
PREVINIR O ASSÉDIO
EMPRESAS CONDENADAS A PAGAR INDENIZAÇÃO PELO ASSÉDIO
Processo Nº TST-AIRR-906200-54.2007.5.12.0014
Processo TRT Nº 0001792-87.2014.5.02.0043
Processo TRT/SP nº 00016766320145020049
CARACTERISTICA DE ASSÉDIO MORAL
- Dano Moral
Exemplos Dano Moral Direto e Indireto
- Dano Material
Exemplo de Dano Material
- Dano à Imagem
Exemplo Dano à Imagem e suas práticas
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
CONCEITO
Assédio moral caracterizam-se por dano provocado ao psicológico dentro do aspecto moral, psíquico e intelectual onde situações humilhantes e/ou constrangedoras no ambiente de trabalho, tendo uma vítima e um causador. As pesquisas e trabalhos realizados em relação ao assédio moral que tem por base a sociologia indicam que o assédio moral pode causar tanto danos psicológicos ao indivíduo quanto danos à sua integridade física. Dentro de uma organização, o assédio pode vir de um nível hierárquico acima do trabalhador ou dos seus colegas de trabalho.
Relatos dizem que o primeiro caso surgiu em 1976 numa obra que tinha por nome “The harrased worker”, que significa “O trabalhador assediado”, da psiquiatra norte-americana Carroll Brodsky, este não teve repercussão já que a cultura norte-americana visa a individualidade e não mede esforços para atingir metas.
A grande repercussão foi um estudo feito por Heinz Leymann na década de 80, um psicólogo alemão que por meio de sua pesquisa, conscientizou trabalhadores, sindicalistas e administradores com relação à existência de um fenômeno que conceituou como “MOBBING: Emotional Abuse in the American Workplace”.
Adriane Reis de Araújo (2006, p. 107) ao definir o assédio moral organizacional, leciona:
[...] configura o assédio moral organizacional, o conjunto de condutas abusivas, de qualquer natureza, exercido de forma sistemática durante certo tempo, em decorrência de uma relação de trabalho, e que resulte no vexame, humilhação ou constrangimento de uma ou mais vítimas com a finalidade de se obter o engajamento subjetivo de todo o grupo às políticas de metas da administração, por meio da ofensa a seus direitos fundamentais, podendo resultar em danos morais, físicos e psíquicos.
O termo "assédio moral" é a nomenclatura adotada no Brasil surgiu no ano de 1998 com o lançamento do livro Assédio Moral – A Violência Perversa, pela psicóloga francesa Marie-France Hirigoyen, que conceitua o assédio moral como “toda conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude...)
O assédio moral não ser confundido com formas aceitáveis de pressão nas relações de trabalho, exercidas por chefias dotadas de liderança, também vale lembrar que assédio moral não ocorre somente no ambiente de trabalho, ele pode estar presente nas relações entre cônjuges, no ambiente familiar, nas escolas, etc. A questão do assédio moral pode ocorrer em qualquer organização, seja ela pública, privada, sindical ou não governamental, visto que está relacionada à competitividade, inimizade ou até mesmo busca por promoção na organização profissional.
...