CÓDIGO DE DIREITO DE CONSUMIDOR
Por: 8793 • 3/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 344 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A Previdência Social é o sistema de proteção basal, sendo o principal objeto de estudo e normatização do Direito Previdenciário.
Por ser a previdência tão abrangente, atendendo quase a totalidade da população, carece esta de adequada compreensão de seu papel fundamental como Direito Social, superando a simples técnica protetiva.
A proteção social há muito deixou de ser uma preocupação exclusiva dos particulares, sendo visivelmente perceptível uma crescente intervenção estatal na busca de uma perfeita materialização do abrigo social.
Admitindo a existência útil do Estado, deve o mesmo objetivar o bem comum. Hoje em dia, o bem comum não se foca no indivíduo, mas na sociedade em seu todo. Sob este aspecto, se torna indispensável a presença do Estado no sentido da criação e manutenção de um sistema de proteção aos indivíduos que penaram frente a algumas adversidades da vida, fazendo com que os integrantes economicamente capazes da sociedade participem de maneira compulsória desse sistema, para que todos fiquem sob o abrigo do Estado.
Todavia, apesar de a sociedade atual ser rotulada como individualista, vislumbramos uma grande evolução das atividades e proteção sociais, concedendo ao Poder Público papel fundamental.
A Seguridade Social é a forma em que o Estado assegura aos cidadãos uma base que cubra suas necessidades primordiais, sendo que esse direito é público subjetivo, irrenunciável, inalienável e intransmissível.
Já a Previdência Social é forma de proteção social que tem por finalidade assegurar a manutenção dos beneficiários (segurados e dependentes) quando os riscos sociais cobertos ocorrerem.
A palavra Previdência vem do latim pré videre, que significa ver com antecipação as contingências sociais e preparar-se para enfrentá-las.
...