Descatabildade Direito do Consumidor
Por: veronica232424 • 23/11/2015 • Seminário • 464 Palavras (2 Páginas) • 247 Visualizações
A Crescente Esgotabilidade dos Recursos Naturais
O hiperconsumo ou consumismo tem gerado sérios problemas globais de desenvolvimento e meio ambiente. A produção de consumo sempre crescente é uma das grandes responsáveis por degradar nosso meio ambiente. Além de criar desigualdades esgota e contamina nossos recursos naturais, causando aquecimento do clima, erosão da biodiversidade, poluição do meio ambiente entre outros.
Diante disso a sociedade consumista atual reconhece-se como grande culpada do esgotamento de recursos naturais e está investindo na missão de salvar nosso Planeta. Mudando de comportamento e consumindo de maneira consciente.
A sociedade deve se conscientizar urgentemente que mudando o paradigma que a relação de consumo e o desenvolvimento andam juntos. Uma vez que a grande demanda da produção e do consumo afetam diretamente a retirada de matérias primas da natureza, com a poluição do meio ambiente. Os Estados devem buscar estratégias e instituir políticas que possibilitem mudanças nos padrões insustentáveis de consumo e a fim de preservar o meio ambiente e incentivar a utilização de produtos recicláveis e biodegradáveis. Pois todos tem o direito ao meio ambiente saudável e equilibrado, que deve ser zelado através da conscientização das relações de consumo possibilitando o desenvolvimento sustentável.
Devemos procurar maneiras de se desenvolver de forma sustentável, a fim de garantir seu progresso sem prejudicar o meio ambiente e comprometer seu futuro. Pois o desenvolvimento sustentável é o ápice do equilíbrio entre o homem, a natureza e a economia, onde a geração atual pode usufruir o meio ambiente sem comprometer futuras gerações.
A Descartabilidade como conduta padrão
A sociedade contemporânea atual tem como característica um apego a novidades, independente da área. E como conseqüência, o consumismo: A descartabilidade dos produtos associada ao curto prazo de durabilidade dos mesmos.
O consumidor busca o Status do moderno, e isso implica automaticamente na desvalorização do antigo mesmo que ainda desempenhe suas funções.
Exemplo:
Paixão Consumptiva: Desejo pelo que não se tem é mais atraente. Ou seja, a expectativa de ter algo é mais forte do que de fato ter objeto de consumo.
Quanto mais inacessível for o objeto, mais ele será desejado. É claro que além de culpados somos um pouco vitimas da influência do Marketing, dos meios de comunicação e da publicidade que é feita afim de moldar os desejos dos consumidores. Uma característica da sociedade moderna consumista é que as coisas são feitas para não durar, para comprarem outras novas em menos tempo. Como eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, calçados entre outros.
Sendo assim a produção de baixa qualidade torna-se responsável pela renovação das novidades,validade e durabilidade que se tornam cada vez menores.
Pode-se facilmente perceber que os produtos são constantemente lançados e relançados em novas em novas embalagens, com um novo design ou com outro aperfeiçoamento. Outra característica notável dessa sociedade é a facilidade com que o individuo moderno de desapega das coisas.
...