EXCELENTÍSSIMO SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 1º VARA CÍVEL DA COMARCA DE GOIÂNIA
Por: Glaucinha123456 • 7/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.292 Palavras (6 Páginas) • 309 Visualizações
EXCELENTÍSSIMO SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 1º VARA CÍVEL DA COMARCA DE GOIÂNIA
GOIÂNIA VEÍCULOS LTDA vem, mui respeitosamente, por seus advogados e bastante procurador, infra-assinados, mandato junto, requerer a sua recuperação judicial, fazendo-o em conformidade com o disposto no art. 51 da Lei n. 11.101, de 2005, pelo que expõe e requer a V. Exa., o seguinte:
DA EMPRESA
A requerente GOIÂNIA VEÍCULOS LTDA, iniciou suas atividades em 21 de fevereiro de 2006, de forma bem sucinta, com o objetivo de venda de veículos. No início não tinha patrimônio, o seu primeiro estabelecimento que teve, foi alugado, e seu primeiro capital inicial foi empréstimo bancário.
Logo em seu primeiro ano, o crescimento foi acima do esperado, com isso veio o primeiro estabelecimento próprio, com uma área quadrada de 5000 m²., o que possibilitou a aquisição de mais veículos e contratação de funcionários. Como era de se esperar ao longo dos 5 primeiros anos, o crescimento foi inevitável e exponencial, e com isso além da venda de veículos acrescentou-se as suas atividades, vendas de peças automotivas, assistência técnica automotiva, e planos de auto socorro.
Com isso adquiriu-se outros estabelecimentos em vários pontos da cidade e em cidade do entorno de Goiânia.
Hoje conta com cinco estabelecimentos, todos equipados para realizar todas as atividades. Conta, também com cinquenta funcionários, e também possui ações de duas empresas coligadas.
A requerente oferece a seus funcionários todos os suportes necessários para oferecer o melhor atendimento aos seus clientes, que vai desde creches internas a cursos capacitantes, com foco em exercer uma função social de desenvolvimento sustentável de modo que todos os envolvidos sejam beneficiados.
Fato
Como anteriormente exposto, a requerente se afigura como uma empresa de destaque no seu segmento de produções de carros, exercendo suas atividades com sucesso e probidade, que sempre gozou do melhor conceito na praça junto às organizações especializadas em crédito e junto a seus próprios fornecedores, pois tradicionalmente sempre manteve os pagamentos de seus compromissos com pontualidade e honestidade, apesar dos recorrentes problemas inerentes ao exercício da atividade produtiva brasileira.
Vale lembrar que nos últimos 05 (cinco) anos, a empresa teve um bom crescimento, quando então aconteceu essa ampliação, levando-a a uma profunda reestruturação operacional, o que a levou a imobilizar parte de seu capital de giro nestes investimentos produtivos.
Todavia, o investimento realizado não retornou conforme previsto, antes da crise de financeira que ocasionou a perda de alguns de seus clientes tradicionais, que por dificuldades financeiras próprias, reduziram fortemente o volume de seus pedidos.
Em último esforço envidado pela requerente, uma reestruturação operacional foi iniciada para retomar o equilíbrio e o ritmo de crescimento de outrora.
Apesar de todo o ocorrido, a requerente acredita ser transitória sua atual situação e tem a certeza que esse estado de gravidade é passageiro, visto já terem sido tomadas algumas medidas administrativas e financeiras necessárias para equilibrar a receita com os custos e despesas da empresa e sanear sua atual situação de crise financeira.
Dentre as várias medidas saneadoras já efetivadas, em curso ou programadas, encontram-se: a diminuição do quadro funcional, cortes drásticos de despesas na área industrial e administrativa.
Não obstante a tudo, porém, é fundamental que a requerente, além de outras medidas, conte com a possibilidade de readequar o fluxo de pagamento de seu passivo de curto prazo, que, mediante a concessão de uma Recuperação Judicial, poderá ser ajustado para que os desembolsos necessários sejam compatíveis com seu faturamento e sua geração de caixa, observando-se o equilíbrio financeiro exigido para a completa quitação de todos os seus débitos.
Nesse sentido, a transitoriedade do abalo financeiro da requerente pode verificar-se quando observada sua situação econômica, pois seu patrimônio e sua capacidade industrial são inspiradores de total e absoluto respeito, tudo levando a crer que essa situação temerosa é passageira e será superada.
Conforme já afirmado, o objetivo da requerente é a superação de sua situação de crise econômico-financeira, a fim de permitir a manutenção da frente produtora de emprego dos trabalhadores e dos interesses de seus credores, de modo a preservar a empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica, consoante dispõe o artigo 47 da Lei n. 11.101/05.
DO DIREITO
Diante da crise que vem experimentando, conquanto a atividade seja ainda viável, não há meio outro da empresa GOIÂNIA VEÍCULOS LTDA. manter suas atividades que não a recuperação judicial.
A recuperação judicial tem a finalidade de viabilizar a recuperação econômico-financeira da empresa que, embora em situação de crise, é viável e apta à retomar sua atividade, preservando a empresa, conforme o artigo 47 da Lei 11.101/05, in verbis:
Art. 47. A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica.
...