Entendimento sobre Solução de Conflitos
Por: 160302 • 18/4/2020 • Dissertação • 291 Palavras (2 Páginas) • 108 Visualizações
Rhayane Stela Coutinho RA:23202
Entendimento sobre Solução de conflitos.
O conflito é algo natural do ser humano, dado quando duas partes, ou mais, não concordam e consequentemente não conseguem entrar em um consenso, causando uma desarmonia social. O conflito pode ser classificado em Latente, emergente e manifesto. Um exemplo de conflito latente são os problemas que as pessoas tem consigo mesmas, ou seja, conflito latente é um conflito não declarado. Conflito emergente acontece quando as partes percebem e compreendem que o conflito existe, mas não há manifestação das mesmas, com por exemplo a Guerra Fria, e por último o conflito manifesto que geralmente é dado quando o conflito é expresso através de comportamento de interferência ativa ou passiva, por ao menos uma das partes, um exemplo são as guerras mundiais.
O conflito pode ser resolvido de várias maneiras, dentre elas a Autotutela, Autocomposição e Heterocomposição. A autotutela é a forma mais primitiva de se resolver um conflito, na maioria das vezes feita com violência (como o linchamento) e sem o intermédio de um juiz distinto das partes, a autotutela é além de tudo considerada crime ( Art. . 345 do Código Penal). Autocomposição é quando os sujeitos envolvidos no conflito, ou um deles unilateralmente encontram uma solução e entram em um consenso para o problema, seja de forma Uni ou Bileteral, espontânea ou induzida. Por último tem-se a heterocomposição, uma técnica facilitadora que ocorre quando uma outra pessoa imparcial é colocada para ajudar a resolver o conflito, como um juiz ou um mediador..
Para resolver um conflito é muito importante ouvir atentamente todas as partes, saber a visão do problema de cada parte, seus objetivos e sua visão sobre a parte contrária para que o mesmo seja resolvido da forma mais simples e justa.
...