IED - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Por: FTLIRAS • 27/4/2015 • Resenha • 2.984 Palavras (12 Páginas) • 279 Visualizações
QUESTIONÁRIO SOBRE FONTES DO DIREITO
1) O que são fontes do Direito?
R- As fontes do direito são as formas de expressão do direito positivo, sendo caracterizadas como meio de exteriorização e reconhecimento das normas jurídicas. Pode ser entendida como a origem ou causa do direito ou repositório de onde é possível extrair informações e o próprio conhecimento sobre o direito.
2) O que são fontes materiais do Direito?
R) São os fatores que criam o direito, dando origem aos dispositivos válidos, sendo assim, todas as autoridades, pessoas, grupos e situações que influenciam a criação do direito em determinada sociedade. Nesse sentido, por fonte material indicamse as razões últimas da existência de determinadas Norma jurídicas ou mesmo do próprio direito, sendo a busca de tais causas mais filosófica do que jurídica.
3) O que são fontes formais do Direito?
R. Indica os lugares nos quais se encontram os dispositivos jurídicos e onde os destinatários das normas devem pesquisar sempre que desejam tomar conhecimento de uma norma em vigor, pois, conforme estabelece o art. 3º da Leide Introdução as Normas de Direito Brasileiro, ninguém pode esquivarse da aplicação da norma alegando sua falta de conhecimento.
4) Se fossemos hierarquizar as fontes formais do Direito, como o faríamos no sistema romanistico? E no sistema angloamericano? Por quê?
R. A questão da hierarquia das fontes do Direito está diretamente relacionada ao momento histórico e ao sistema jurídico que se tem como ponto de referência, assim, no sistema jurídico angloamericano ou de direito costumeiro, a jurisprudência assume a primazia das fontes do direito, seguida do costume, da lei e da doutrina. Diferente do sistema de origem romanistica, a Lei é a primeira fonte do direito (fonte primária ou imediata) seguida pelo costume, jurisprudência e Doutrina (fontes secundarias ou imediata).
5) Como fonte formal do Direito, o que é uma lei?
R. É toda regra escrita, geral, abstrata, imperativa e permanente que, elaborada por um poder competente (Legislativo), mediante processo legislativo adequado (previsto na CF), destinase a regular as relações humanas em uma dada sociedade.
6) O que é uma lei em sentido amplo e lei no sentido estrito?
R. Lei em sentido Amplo: Empregase o vocábulo lei para indicar o jus scriptum, é a referência genérica à lei propriamente dita ( o poder legislativo legislando), à medida provisória (o poder executivo legislando) e ao decreto (chefes do poder executivo na administração ou na regulamentação de leis). Lei em sentido estrito: a lei somente poderia ser assim considerada quando fossefruto de elaboração do Poder Legislativo apenas e contasse com todos os requisitos necessários, tanto os que dizem respeito ao conteúdo, que indicaria a descrição de uma conduta abstrata, genérica, imperativa e coerciva, quanto relativos à forma, que se verificam no processo de sua elaboração dentro do Poder Legislativo, bem como na forma de sua introdução no mundo jurídico.
7) Por que se diz que a Medida Provisória é Lei em sentido amplo, mas não é Lei no sentido estrito?
R. Por ser uma referência genérica que atinge à lei propriamente, os atos normais de competência do Chefe do Executivo – Presidente da República que poderá editála na hipótese de relevância e urgência. O que não acontece no sentido estrito por se preceito comum e obrigatório, emanado do Poder Legislativo no âmbito de sua competência em processo de formação regular, promulgada e publicada.
8) O que é uma Lei em sentido formal e lei em sentido formalmaterial?
R) Em sentido formal, lei é o instrumento que atende apenas aos requisitos de forma (processo regular de formação, poder competente). Em sentido de formalmaterial, a lei, além de atender os requisitos de forma, possui conteúdo próprio do Direito, reunindo todos os caracteres substanciais e formais.
9) O que é Lei substantiva e Lei adjetiva?
R.Lei Substantiva:São aquelas que regulam os direitos e obrigações dos indivíduos, nas relações entre estes e o Estado, e entre os próprios indivíduos, normalmente são de conhecimentos de todos. Lei Adjetiva: São aquelas que estabelecem regras relativas aos procedimentos, e devem ser de conhecimento mais especifico dos advogados e Juízes por se referirem aos processos.
10) O que são leis de ordem pública, taxativas ou preceptivas e o que são leis não preceptivas ou permissivas?
R. A lei de ordem pública, ao contrário das que integram a ordem privada,reúne preceitos de importância fundamental ao equilíbrio e à segurança da sociedade, pois disciplina os fatos de maior relevo ao bemestar da coletividade.Por tutelar os interesses fundamentais da sociedade, prevalece independentemente da vontade das pessoas. É coagente e se sobreleva à opiniãode todos, inclusive à daqueles a quem beneficia. Tal entendimento surgiu como conseqüência e extensão do brocardo de Papiniano Jus publicum privatorumpactis mutari non potest (não pode o Direito Público ser substituído pelas convenções dos particulares). Ex: Leis que dispõem sobre a família, direitos personalíssimos, capacidade das pessoas, prescrição, nulidade de atos, normas constitucionais, administrativas, penais, processuais, as pertinentes à segurança e à organização judiciária. São igualmente as que garantem o trabalho e dispõem sobre previdência e acidente do trabalho. Para o reconhecimento dessas leis, tem sido importante o papel da jurisprudência.As normas não preceptivas (ou permissivas), que se destinam apenas à organização, podem ser interpretadas extensivamente, de vez que não estabelecem limitações aos direitos individuais.
...