IMUNIDADE TRIBUTÁRIA AOS TEMPLOS RELIGIOSOS: UM PRIVILÉGIO OU UM DIREITO QUE ATENDE UM APELO DA POPULAÇÃO
Por: RAYANNEDIREITO • 3/11/2020 • Monografia • 15.183 Palavras (61 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE CEUMA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO
CURSO DE DIREITO
RAYANNE ALVES RODRIGUES SOUZA
IMUNIDADE TRIBUTÁRIA AOS TEMPLOS RELIGIOSOS: UM PRIVILÉGIO OU UM DIREITO QUE ATENDE UM APELO DA POPULAÇÃO
São Luís
2020
RAYANNE ALVES RODRIGUES SOUZA
IMUNIDADE TRIBUTÁRIA AOS TEMPLOS RELIGIOSOS: UM PRIVILÉGIO OU UM DIREITO QUE ATENDE UM APELO DA POPULAÇÃO
Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Direito do UNICEUMA, com requisito para obtenção do título de Bacharel em Direito.
Orientador: Prof.º.
São Luís
2020
RESUMO
O presente trabalho tem como tema a imunidade tributária aos templos religiosos uma questão muito polêmica atualmente e divide opiniões quanto a ser um privilégio ou um direito que atende um apelo da população. O objetivo é analisar o alcance e os limites de competência das imunidades tributárias dos templos religiosos e o entendimento do constituinte, bem como o entendimento do Supremo Tribunal Federal. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa de cunho exploratória, com abordagem qualitativa, tendo como método de procedimento a pesquisa bibliográfica. Durante a pesquisa observou-se que a imunidade tributária consiste em um instituto cuja Constituição Federal de 1988 abarca em seu artigo 150. Constatou-se que o Brasil é um país laico, ou seja, não adota nenhuma religião como oficial, portanto não interfere na liberdade de escolha religiosa dos seus cidadãos. A pesquisa também mostrou que a Carta Magna de 1988, consagrou diversos direitos e garantias fundamentais, dentre eles, a inviolabilidade do direito à liberdade de crença e consciência, para que não haja nenhuma dúvida ou interferência quanto a liberdade religiosa, a Constituição desonerou os templos de qualquer culto do pagamento de impostos. Concluiu-se com esse trabalho que as imunidades tributárias são garantias constitucionais e, portanto, configura-se em um serviço essencial para a sociedade, não se tratando de privilégio, ao contrário é uma garantia contra possíveis discriminações.
Palavras-chave: Constituição Federal; Imunidade Tributária; Templos Religiosos.
ABSTRACT
The present work has as its theme the tax immunity to religious temples a very controversial issue today and divides opinions as to whether it is a privilege or a right that meets an appeal from the population. The objective is to analyze the scope and limits of competence of the tax immunities of religious temples and the understanding of the constituent, as well as the understanding of the Supreme Federal Court. The study is characterized as an exploratory research, with a qualitative approach, using bibliographic research as a method of procedure. During the research it was observed that the tax immunity consists of an institute whose Federal Constitution of 1988 includes in its article 150. It was found that Brazil is a secular country, that is, it does not adopt any religion as an official, therefore it does not interfere in the freedom of religious choice for its citizens. The survey also showed that the 1988 Constitution enshrined several fundamental rights and guarantees, among them, the inviolability of the right to freedom of belief and conscience, so that there is no doubt or interference regarding religious freedom, the Constitution released the temples any cult of paying taxes. It was concluded with this work that tax immunities are constitutional guarantees and, therefore, it constitutes an essential service for society, not being a privilege, on the contrary it is a guarantee against possible discrimination.
Keywords: Federal Constitution; Tax Immunity; Religious Temples.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 9
2 IMUNIDADES TRIBUTÁRIAS 12
2.1 Imunidade Tributária no Brasil 13
2.2 Princípios importantes para as imunidades tributárias 13
2.2.1 Princípio da Legalidade 13
2.2.2 Princípio da Igualdade 14
2.2.3 Princípio da Progressividade 15
2.2.4 Princípio da Vedação do Tributo com Efeito de Confisco 17
2.2.5 Princípio da Anterioridade 18
2.2.6 Princípio da Irretroatividade dos Tributos 19
2.2.7 Princípio da Liberdade de Tráfego de Pessoa ou Bens 21
2.2.8 Princípio da Imunidade Recíproca 21
2.2 Imunidades x Isenções 24
2.3 Imunidades Tributárias previstas na Constituição Federal 26
4 IMUNIDADES TRIBUTÁRIAS DOS TEMPLOS RELIGIOSOS 28
4.1 Laicidade 28
4.2 Laicidade no Brasil 30
4.3 O princípio da laicidade e o Estado Democrático de Direito 33
4.4 Conceito de Templo 35
4.5 A Imunidade dos Templos Religiosos 37
4.6 Posicionamento do Superior Tribunal Federal 43
5 CONCLUSÃO 48
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 49
1 INTRODUÇÃO
Imunidade tributária consiste no impedimento constitucional absoluto à incidência da norma tributária, pois restringe as dimensões do campo tributário da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Não se sabe ao certo quando e onde surgiram as imunidades tributárias.
Mas os registros dos pesquisadores informam que em Roma durante o reinado de Cesar os cidadãos eram protegidos do pagamento dos tributos provinciais. Isso durou até o império de Augusto.
...