Introdução ao Estudo do Direito
Por: Marina Santana • 31/3/2019 • Trabalho acadêmico • 658 Palavras (3 Páginas) • 160 Visualizações
[pic 1]
é a forma de organizar um estado por meio de normas jurídicas, trazendo equilíbrio para a sociedade, tornando possível a convivência social. Também pode ser vista como uma imposição estatal que obriga os indivíduos a seguir a norma, Sendo assim consegue moldar a consciência individual tornando a lei como uma moral para o individuo. Por fim, pode ser vista como uma busca pela justiça.
SEMÂNTICA DO DIREITO- O direito pode possuir vários significados, dessa forma ele tem uma semântica variada. Alguns conceituam direito como sendo um fim e não um meio. Para outros é uma forma de estabelecer justiça, já outros veem como uma ciência que normatiza a conduta social do individuo. E pode ter significados divergentes de acordo com o contexto. Pode ser visto como disciplina acadêmica, um principio certo ou errado. Exemplo :
-Direito Norma: o "Direito" brasileiro proíbe duelo; ( legislação)
-Direito Faculdade: o Estado tem o "direito" de cobrar impostos; ( estar em seu direito de fazer algo)
-Direito Justo: o salário é "direito" do trabalhador; ( direito como garantia de algo)
-Direito Fato Social: o "Direito" é um setor da realidade social; ( direito como parte da sociedade)
-Direito Ciência: o estudo do "Direito" requer método próprio; ( matéria )
IMPORTANCIA DO DIREITO- O direito nasce com a sociedade e se molda a partir dela. As normas jurídicas tem a função de delimitar limites a conduta humana e dessa forma o individuo confia no direito para garantir a justiça. Sendo assim o direito delimita o que pode ou não ser feito e também decide a sanção caso algo não seja cumprido. Promovendo assim a paz social.
CONCEITOS IMPORTANTES :
BROCARDOS JURÍDICOS- os brocardos jurídicos são um pensamento sintetizado em uma única sentença, que expressa uma conclusão reconhecida como verdade consolidada. Estão em latim e são importantes porque universalizam o direito e podem impedir interpretações que cerceiem os direitos do cidadão além disso muitos brocardos, se citados com propriedade e adequação ao caso concreto, podem influir no desfecho de uma ação.
ÉTICAS-
são diretrizes, normas, consideradas obrigatórias em uma coletividade
Podem ser:
Religiosas, Políticas, Morais, de Direito e Sociais
COSTUMES- o costume é um dogma, sendo assim é uma pratica social reiterada e constante. Nem sempre o costume é legal. como por exemplo a castração feminina em algumas tribos. mas existem Costume jurídico que são definidos como sentimento coletivo obrigatório, que todos fazem a muito tempo e tem que ser feito. como por exemplo um rito.
VALORES- são uma espécie de sentimentos que as pessoas tem sobre a maneira de enxergar as realidades sociais. Com base nisso, estabelecem posturas assumidas diante de situações, regras orientadoras para sua conduta.
COSTUME X VALORES
se eu e minha família não bebemos bebida alcoólica não é um costume é um valor da família, não um costume geral
MORAL - conjunto de valores e costumes adotados pela sociedade por meio das regras pré-estabelecidas ao individuo para que haja uma boa convivência social de acordo com os padrões da sociedade
DIREITO- diferentemente da ética, da moral e dos valores é coercitiva ( obrigatória). Delimita as condutas de uma região muitas vezes levando em conta os valores costumes moral e ética para sua constituição como norma imperativa.
...