Introdução ao estudo do direito
Por: Edson99 • 29/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.920 Palavras (8 Páginas) • 187 Visualizações
[pic 2]
CURSO: DIREITO
[pic 3][pic 4]
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CCJ 0003
[pic 5][pic 6]
PROFESSORA: ADLÊNIA ISMERIM SANTOS TURMA:
[pic 7][pic 8][pic 9]
PERÍODO: 1º DATA: 11/2012
[pic 10]
ALUNO(A):
Estudo Dirigido Direcionado
Para a realização da atividade o(a) aluno(a) deverá fazer uma vasta pesquisa nas obras doutrinárias de Introdução ao Estudo do Direito a respeito dos temas abaixo, procurando responder as questões dissertativas de forma coerente, deixando clara a compreensão de seus argumentos.
Interpretação da norma jurídica
- Hermenêutica jurídica é a ciência da interpretação das leis. Como toda ciência possui seus métodos. Quanto à origem (ou fonte de que emana), como pode ser realizada a interpretação das normas jurídicas? Explique-as.
- E quanto à sua natureza ou meios? Explique-as.
- E quanto aos efeitos ou resultados? Explique-as.
- O que são antinomias? Explique.
- Quais critérios devem ser levados em conta para a solução de conflitos? Cite e explique-os.
- Observe abaixo os conflitos entre critérios e apresente uma solução para a extinção do conflito:
- Conflito entre critério hierárquico e o cronológico, isto é, norma anterior-superior é antinômica em relação a uma norma posterior-inferior.
- Conflito entre critério da especialidade, isto é, norma anterior especial é incompatível com uma norma posterior geral.
- Conflito entre o critério hierárquico e o da especial, isto é, norma geral superior incompatível com a norma inferior especial.
- A Hermenêutica é a ciência da interpretação das leis. Tomando em consideração os diversos métodos de interpretação da norma jurídica, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
(A) Interpretação autêntica (B) Interpretação jurisprudencial (C) Interpretação extensiva (D) Interpretação gramatical (E) Interpretação lógica (F) Interpretação histórica (G) Interpretação sociológica (H) Interpretação declarativa (I) Interpretação doutrinária (J) Interpretação restritiva | ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) | É a interpretação fixada pelos tribunais, isto é, a resultante das decisões prolatadas pela Justiça. É a interpretação consistente no exame do texto normativo sob o ponto de vista lingüístico, analisando-se a pontuação, a colocação das palavras na frase, etc.. Interpretação que objetiva adaptar o sentido ou a finalidade da norma às novas exigências sociais. É a interpretação realizada pelo próprio legislador, por outro ato, vez que este reconhecendo a ambigüidade da norma, vota uma nova lei, destinada a esclarecer a sua intenção. É a interpretação que visa apurar o sentido e o alcance da norma jurídica, a intenção do legislador por meio de raciocínios lógicos. Interpretação que proclama que o texto legal corresponde ao pensamento do legislador. É a interpretação baseada na investigação dos antecedentes da norma, do processo legislativo, a fim de descobrir o seu exato significado. Interpretação através da qual o intérprete concluiu que o alcance e o espírito da lei é mais amplo do que indica o texto, abrangendo, implicitamente outras situações. Interpretação através da qual o intérprete impõe a limitação do campo de aplicação da lei. É a interpretação realizada pelos estudiosos e comentaristas do direito. |
Relação jurídica
- Defina relação jurídica.
- Quais os elementos necessários para que a norma jurídica tenha existência? Cite e explique-os.
- Cite e defina as principais espécies de relação jurídicas existentes.
Norma Jurídica – Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (Conflito de leis no tempo e no espaço)
- Defina norma jurídica.
- Enumere e explique as características da norma jurídica.
- A norma jurídica pode ser classificada sob vários critérios. Quanto ao critério da existência com se classificam as normas jurídicas?
- Quanto à imperatividade as normas jurídicas podem ser cogentes ou dispositivas. Explique-as.
- A norma jurídica para ser considerada válida deverá ser observada sob três aspectos ou requisitos. Quais são eles? Explique-os.
- Complete as lacunas abaixo:
- Salvo disposição em contrário, a lei começa a vigorar em todo o país ________________ (trinta / quarenta e cinco) dias depois de oficialmente publicada.
- Nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia _______ (três / seis) meses depois de oficialmente publicada.
- Se antes de entrar em vigor, ocorrer nova publicação de seu texto, destinada a correção, o prazo da vocatio legis começará a correr da ___________ (antiga / nova) publicação.
- As correções a texto de lei já em vigor consideram-se lei __________ (antiga / nova).
- Não se destinando a vigência temporária, a lei terá vigor até que outra a ___________________________ (modifique / revogue/modifique ou revogue).
- A lei posterior revoga a anterior quando expressamente declare, quando seja com ela _________________________ (incoerente / incompatível) ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior.
- A lei nova, que estabeleça disposições gerais a par das já existentes, _______________________ (não revoga / revoga) a lei anterior.
- Salvo disposição em contrário, a lei revogada ________________ (não se restaura / restaura-se) por ter a lei revogadora perdido a vigência.
- Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a _________________ (analogia / jurisprudência), os costumes e os princípios gerais do direito.
- Na aplicação da lei, o juiz atenderá aos fins _________________ (públicos / sociais) a que ela se dirige e às exigências do bem comum.
- Em regra geral, a lei em vigor terá efeito _________________ (imediato / condicional) e geral.
- Consideram-se ____________________ (adquiridos / condicionais) assim os direitos que o seu titular, ou alguém por ele, possa exercer, como aqueles cujo começo do exercício tenha termo prefixo, ou condição preestabelecida inalterável, a arbítrio de outrem.
- Chama-se ___________________ (coisa julgada / julgamento deferido) a decisão judicial de que já não caiba mais recurso.
- Para que um projeto de lei seja convertido em lei é necessária a promulgação e a publicação. Em que consiste a promulgação?
- O que é vigência? Qual o prazo da vigência? Em que casos é possível admitir a vigência imediata da lei?
- O período de vacância corresponde ao interregno entre a publicação e a vigência. A Lei X1/2006, tendo sido publicada no Diário Oficial com incorreção no seu texto, precisa ser republicada para corrigir o erro havido na publicação. Como deve ser considerada a lei após a republicação?
- Manuel Augusto, estagiário do escritório Cançado & Cançado Advogados Associados, chega ofegante à porta do Fórum de sua cidade, depois de uma corrida louca contra o tempo. Constata, quase em lágrimas, que para seu desespero o relógio marca dezessete horas e trinta e três minutos. Ou seja, o expediente do Fórum encerrou as dezessete e trinta horas e ele não conseguiu chegar a tempo de protocolar a petição que seu patrão, Dr. Cançado, tanto recomendara, pois o prazo terminava justo hoje, sexta-feira, 27.06.99. Depois de ficar alguns instantes quieto, Manuel Augusto abre um enorme sorriso ao lembrar-se que já está em vigor a Lei 9.800, de 26.05.99, cujo art 1° estabeleceu: “ Art. 1O - É permitida às partes a utilização de sistema de transmissão de dados e imagens tipo fac-símile ou outro similar, para a prática de atos processuais que dependam de petição escrita” . Além do que dispõe seu art. 6°: “Art. 6º - Esta Lei entra em vigor trinta dias após a data de sua publicação”.
O final feliz do caso acima dependerá dos conhecimentos de Manuel Augusto sobre o início e o término da vigência das leis. Vamos ajudá-lo respondendo ao que se pede:
...