O Direito Cambial
Por: Ana Luiza Martins • 12/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 481 Palavras (2 Páginas) • 320 Visualizações
1) Determinado grupo econômico adquire carregamento de soja e necessita que o vendedor a entregue livre de despesas do navio. É possível, mesmo em face dos artigos 490 e 492 do código civil? Diga como.
2) Antônio Lima Ltda adquire mercadoria condicionada a qualidade de safra, sob pena de ineficácia do negócio jurídico. Correto dizer que se trata de um elemento acidental da compra e venda? Qual se positivo?
3) Possível fixação do preço da coisa em moeda estrangeira?
4) Metais pesados celebrou compra e venda mercantil na obrigação, após o pagamento do comprador, entregar a mercadoria em prazo razoável não entregou. Qual a atitude do comprador antes de executar o contrato?
5) Diferencie segundo o código civil, condição resolutiva de condição suspensa.
6) Empresa Nabuco adquiriu grande quantidade de despesas de soja. O vendedor requereu que fosse estipulada a compra com cláusula de retrovenda. Emita uma opinião a respeito disso.
7) Diferencie compra e venda com reserva de domínio de alienação fiduciária.
8) Explique o que é direito cambiário.
9) Explique o que é direito empresarial.
10) Explique o que é legislação internacional.
11) Explique o que é títulos de crédito, citando o seu conceito, sua classificação e os seus requisitos.
12) Explique sobre o cheque.
13) Explique sobre a nota promissória.
14) Explique sobre a duplicata.
15) Explica sobre o princípio da cartularidade.
16) Explica sobre o princípio da literalidade,
17) Explica sobre o princípio da autonomia,
18) Explica sobre o princípio da abstração.
19) Explica sobre o princípio da inopobilidade das exceções de pessoas.
20) Explique sobre negociabilidade e exequibilidade.
O título de crédito poderá ser emitidoapenas em papel, sendo vedada sua emissão eletrônica, porque inviabiliza sua circulação. eletronicamente, desde que seja arquivado seu equivalente em papel pelo emitente. a partir de caracteres em computador ou meio técnico equivalente, por pessoas físicas ou jurídicas, independentemente de constar da escrituração do emitente, quando forem meramente formais e não causais. a partir de caracteres criados em computador ou meio técnico equivalente e desde que conste da escrituração do emitente, observados requisitos mínimos estabelecidos em lei. em papel ou eletronicamente, sem exigência de qualquer outro requisito, exceto o valor pelo qual deve ser pago. CEITEC 2012 - FUNRIO - ADVOGADO - AAO-ADVOGAD2No que se refere ao aval, em títulos de crédito, na forma como determina o Código Civil, é correto afirmar.O aval somente deve ser dado no verso do próprio título. É vedado o aval parcial. Não subsiste a responsabilidade
...