O PARECER JURIDICO
Por: agleide1 • 15/9/2020 • Trabalho acadêmico • 387 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
PARECER JURIDICO
Interessado; O senhor Ademir Lima, cliente companhia aérea.
Ementa: Responsável, Companhia aérea, , Anac
Trata-se de um cancelamento de voo, onde o senhor Ademir Lima, adquiriu um bilhete aéreo para o trecho Aracaju/SE – São Paulo/SP, em dezembro de 2019, para passar a semana santa na capital paulista. Devido a pandemia do Covid 19, seu voo foi cancelado pela companhia aérea, impossibilitando a realização da viagem, gerando um grande transtorno e constrangimento ao consumidor (Ademir Lima), tendo em vista que suas expectativas para passar a semana santa junto aos seu familiares foram frustrada.
Diante disso o Senhor Ademir Lima, requer que seja a segurado o direito que lhe assiste de remarcar uma nova viagem, ou seja que a empresa responsável lhe forneça um novo bilhete para que o mesmo venha realizar suas viagens.
FUNDAMENTAÇAO JURIDICA
Uma vez que se tratando do direito do consumidor o fornecedor do serviço é responsabilizado por eventuais prejuízo causados aos seus consumidores, como é o caso em tela. Conforme disposto no Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.
§ 3º O fornecedor de serviços só não será responsabilizado quando provar:
I - que, tendo prestado o serviço, o defeito inexiste;
II - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiros.
DO CONCELAMENTO
Considerando o acordo firmado entre companhia aérea e MPF, levando em conta a medida provisória de emergência Tomadas pelo OMS n° 925, de 18 de março de 2020, em relação ao covid 19.
Os consumidores que tiverem voos cancelados devido a pandemia do corona vírus terão o direito de remarcar uma nova viagem sem qualquer prejuízos, o documento determina ainda que o passageiro poderá remarcar, sem custo adicional, tanto a sua viagem nacional quanto internacional.
.
CNCLUSAO
Assim, pelas razões já expostas, entendo que a companhia aérea tem a responsabilidade de remarcar uma nova viagens, ou seja, fornecer um novo bilhete ao Senhor Ademir Lima, além de arcar pelos custos de toda a viagens, uma vez que os fornecedores são totalmente responsáveis por todo o pagamento de eventuais despesas as seus consumidores em casos de fornecimentos de serviços, independentemente da existência de culpa.
Remeta-se o presente Parecer Técnico-Jurídico ao Coordenador do Procon Aracaju/SE,
.
Aracaju/SE, 06 de junho de 2020,
Advogada..
OAB
...