TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Reconhecimento de Paternidade

Por:   •  6/11/2019  •  Tese  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria da individualização ou individuação: diz que a causa de pedir é composta apenas pelo fundamento jurídico, sendo irrelevantes os fatos é apenas o direito que   se alega ter  quando   vai  a  juízo. Um adepto dessa teoria diria que a causa de pedir  de  uma  ação  reivindicatória  é  o  direito  de propriedade  porque,  para  ele,  causa  de  pedir  é  o  direito  que  se  alega ter. Ressalta-se que fundamento jurídico não se confunde com fundamento legal.

 

Para o adepto da Teoria da Substanciação, ele dirá que causa de pedir na reivindicatória é a aquisição da propriedade mais o direito de propriedade, ou seja, causa de pedir da reivindicatória é a compra e venda (fato gerador do direito) e o direito de propriedade (direito respectivo). Aquele que pensa pela Teoria da Individualização não se preocupa com o fato jurídico. Para ele, na causa de pedir não está o fato jurídico, mas apenas o direito que se afirma ter. É qualquer direito (potestativo, de anula, de cobrar...) que se afirme em juízo.

A teoria da Substanciação da Causa de Pedir foi adotada pelo direito processual brasileiro, ela exige que os fatos e os fundamentos jurídicos como elementos da causa de pedir.

Essa teoria, pressupõem que magistrado conhece o direito e o que é importante é uma discrição fática correta, tendo em vista, que o juiz irá decidir sobre o direito posto. Assim sendo, a fundamentação legal apresentada pelo autor não vincula o juiz, que poderá tomar a decisão através de sua livre convicção jurídica sobre o caso apresentado pelo autor.

Na ação de investigação de paternidade a causa de pedir remota passiva é a relação sexual tida entre a mãe e o possível pai, já a causa de pedir remota ativa é o reconhecimento da paternidade pelo pai.

Na ação de alimentos, a causa de pedir remota passiva é a união estável, se for imposta por ex cônjuge, ou a filiação, em caso de paternidade, além da possibilidade financeira de pagar os alimentos da parte do réu em favor do autor, já a causa de pedir remota ativa é o não recebimento de alimentos.

Rescisão de contrato por não entrega de mercadoria

Rescisão indireta do contrato de trabalho pelo não recolhimento do FGTS a causa de pedir remota passiva é o contrato de trabalho, já  ausência de deposito de FGTS é a causa de pedir remota ativa.

Dissolução de empresa por dissidência quanto ao aumento de capital

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com