O novo código de processo civil - RELATÓRIO
Por: Larissa Mendes • 3/7/2015 • Trabalho acadêmico • 329 Palavras (2 Páginas) • 451 Visualizações
LARYSSA ANANDA MENDES MOREIRA
RELATÓRIO
Várzea Grande, 04 de maio de 2015.
A prática jurídica e os núcleos de prática dos cursos de direito.
O presente relatório tem por objetivo a análise do exercício prático no contexto da prática jurídica no curso de direito.
Entende-se que não há conhecimento da existência da coisa sem a prática, deve-se praticar tal ato para que seja medida a teoria. Sem a prática não se prova a teoria, restando a não concretização daquela.
A base do estudo é de que através da prática, o homem se transforma ao meio que o circunda, alterando a sua compreensão sobre as coisas. Não há que se falar da realidade sem a transformação dos argumentos e das retóricas sem o exercício da prática.
Por exemplo, para o advogado que nos bancos da faculdade absorveu as noções gerais do curso, só completará o aprendizado quando for postular, em prática, aquilo que aprendeu ao longo do tempo e só assim vivenciará de fato o caso concreto.
Podemos evidenciar que, o elemento prático é tão importante quando o elemento teórico na formação do aprendizado.
O direito não se encerra às entrelinhas dos códigos, que não se vê e se toca. O direito não é somente reflexão, mas também de realização. Não há como ensinar a um jovem advogado a sustentar oralmente o direito do seu constituinte utilizando somente das aulas teóricas, pois só com a vivência prática e experimentação é que se alcançará a sua compreensão e o melhor entendimento sobre tal assunto. Realmente não existe a transmissão ao estudante somente através da teoria em como ter confiança ao falar, instruir, etc, sem o exercício da prática. Pois, só com a repetição contínua destas ações é que é possível a reprodução de tais características de aprendizagem.
Portanto, o estágio para práticas jurídicas tem o escopo de compor atividades práticas, simuladas e reais, relacionando entre o conhecimento teórico do Direito e o mundo real, centrando as atividades no desenvolvimento de competências e habilidades para atribuir a um ato.
...