Prevenção e Combate à Criminalidade por Meio de Educação Ambiental
Por: Letícia Motta • 7/6/2016 • Trabalho acadêmico • 685 Palavras (3 Páginas) • 542 Visualizações
CURSO DE DIREITO – 3º A
LETÍCIA R. M.
DIREITO PENAL I
Prevenção e Combate à Criminalidade por meio de Educação Ambiental
Americana, SP
Fevereiro de 2016
Prevenção e Combate à Criminalidade por meio de Educação Ambiental
Quando falamos em criminalidade não podemos pensar em um problema policial e sim em um problema social, pois não é a polícia quem incita o crime e sim a sociedade. Devido ao grande turbilhão que assolou e ainda assola o nosso país, fez com que crescesse ainda mais a desigualdade social e com a falta de acesso aos direitos fundamentais, algumas pessoas desviaram as suas condutas onde houve um aumento significativo da criminalidade. Para um combate eficaz o problema deve ser tratado na raiz, em sua causa e não ficar pensando nas consequências, nas sanções que deverão ser aplicadas. Quando o assunto é criminalidade, logo se pensa que tais ‘criminosos’ moram nas periferias, nas comunidades carentes das cidades, nesses locais acabam tendo acesso mais fácil, devido ser um pessoal mais necessitado e através do crime se torna um meio mais rápido para se conquistar alguma coisa, infelizmente. Porém os criminosos estão em todas as classes sociais, como diz o velho ditado popular, “a corda sempre arrebenta do lado mais fraco” e é a população mais carente quem acaba sofrendo as consequências.
A prevenção contra a criminalidade deve-se iniciar inserindo o “homem” da comunidade carente no meio social, melhorando sua qualidade de vida, tendo condições de ter uma moradia e uma vida digna, para assim poder instruir melhor seus descendentes. A repressão policial, uma legislação mais severa e a construção de presídios nunca foi e nunca serão as soluções para a redução da criminalidade. De nada serve lutar pelos direitos humanos e fundamentais inerentes à pessoa humana se os governantes não estão nenhum pouco preocupados com esses direitos, como não podemos mudar essas mentes, o jeito é a sociedade criar outras práticas que sejam voltadas as crianças e aos adolescentes, uma vez que estes serão o futuro do nosso país, para não termos que reeducá-los e reintegrá-los a sociedade depois de condenados.
A educação ambiental seria um meio para estimular essas crianças e adolescentes a refletirem criticamente acerca das ações humanas que provocam problemas no meio ambiente ameaçando cada vez mais a vida na Terra. Envolvê-los na participação de atividades voltadas a conscientização ambiental é um meio para uma evolução gradativa de formar uma sociedade sustentável baseada no respeito pela natureza. A conscientização de consumo, deve ser o início de tudo, pois a origem de toda a degradação ambiental é devido a poluição, pelo consumo inconsciente.
Se a população brasileira ou mundial, não mudar sua maneira de pensar e continuar com a ilusão de que com tal produto trará a felicidade pessoal como mostrado em campanhas publicitárias, cada vez mais esses produtos serão produzidos pelas empresas que se auto denominam sustentáveis, e com a alta dessa produção será gerado mais resíduo o que ocorrerá também pelo descarte do produto que ficará em desuso. Portanto, a mudança na consciência da sociedade consumista é o melhor caminho, para que isso ocorra a educação ambiental tem papel fundamental na formação de cidadãos mais críticos, capazes de definir de forma consciente quais serão suas atitudes em frente aos modismos.
...